Eyetracking still é um programa útil para a pesquisa de recepção e de audiência. Um amigo me passou um email dizendo que ele foi empregado na empresa onde trabalha, na França, para melhorar a funcionalidade do serviço. O programa mede a mancha de leitura de uma página web, indicando não apenas o espaço de maior visibilidade, mas o fluxo de visualização da página e os pontos de fuga da visão. Ele é instalado e começa a produzir dados sobre cada máquina, decodificando-os, em seguida, conforme o usuário e os sites mensurados. Funciona como uma espécie de webcam associada ao mouse e produz duas matrizes analíticas, visual e tátil, ou seja, para onde você está olhando agora e por onde você passa o seu mouse (o mouse também ajuda a ler). O conceito em questão vem sendo compreendido como "recursos atencionais". Na web, diferentemente do papel impresso, os trajetos são heterogêneos. Descobriu-se que a mancha produzida por cada setor da empresa é diferente, bem como aquela produzida por patrões e empregados, homens e mulheres, etc. As semelhanças identificadas permitem produzir séries de atenção que poderão ter impacto sobre o webdesign.
Publico aqui o link para os números recentes de algumas revistas do campo da comunicação: Conexão - Comunicação e Cultura , da Universidade de Caxias do Sul. Comunicação e Sociedade , da Universidade do Minho - que traz um dossiê sobre Ética na Comunicação , com participação de Clifford G. Christians, Jane B.Singer, Carlos Maciá-Baber e Luís Sá Martino, entre outros. Esferas , publicação conjunta dos programas de pós-graduação do Centro Oeste, que traz o dossiê Comunicação e Interculturalidade . Rádio-Leituras , da Universidade Federal de Santa Maria Mediação , dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FUMEC, ue traz o dossiê Comunicação em jogo: o esporte e o lúdico sob a lógica midiática. Intexto , revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Revista IHU do Instituto Humanitas da UFRJ, com o dossier Jornalismo pós-industrial . http://www.ihuonline.unisinos.br/impressa/ Adendo posterior: E tam
Comentários