Vivek Kundra é chefe do Escritório de Informações da administração Obama. Sua função é simplificar o conjunto das informações do governo. Todas as secretarias (ministérios) e departamentos, ou seja, a administração direta do governo, se reporta a ela, prestando contas detalhadamente sobre suas ações. Ela produz relatórios simplificados que abastecem diretamente três setores da Casa Branca: o Chefe de Comunicação, o Secretário de Imprensa e o Chefe de gabinete adjunto (equivalente a sub-chefia da Casa Civil). Cada um dá providências relativas a suas funções. O Chefe de Comunicação pensa em termos de marketing, de publicidade e produz um pensamento de fundo estratégico. O Secretário de Imprensa faz o dia-a-dia da comunicação de governo, funcionando também como porta-voz do Presidente. O sub-chefe da Casa Civil produz a leitura política dos relatórios de governo.
Outros profissionais seguem essa cadeia de produção da informação. Vinculado diretamente ao Chefe de comunicação está o sujeito responsável pelos discursos de Obama, um super-ghost-writer e, também, um sujeito que lê esses relatórios à luz das pesquisas de opinião realizadas. Vinculada a Vivek Kundra está Beth Noveck, responsável pelo projeto “Governo Aberto”. É uma tarefa a inventar, mas tem alto impacto na opinião pública americana. O cargo é novo e o projeto é novo. Ela está encarregada de elaborar um projeto, a ser implantado quando o governo Obama fizer seu primeiro aniversário, de gestão aberta. Isso é muito mais abrangente que portais de transparência, já comuns em governos de todo o planeta. Trata-se de colocar o Governo numa plataforma Wiki.
Noveck acabou de lançar um livro chamado Wiki Government. A Amazon books entrega por fedex. Wiki governo é um nome pomposo para democracia participativa. Ou melhor, para comunicação participativa.
Comentários