Pular para o conteúdo principal

A integração pan-amazônica

Esta semana participei do seminário "A integração sul-americana e os desafios políticos e sócio-ambientais da Pan-Amazônia", promovido pela Fundação Perseu Abramo (FPA), juntamente com o PT, a CUT, o Conselho Nacional de Seringueiros (CNS) e a instituição alemã Friedrich Ebert Stiftung (FES). O objetivo do seminário é subsidiar o programa de governo do PT, tanto da candidatura Dilma como das diversas candidaturas aos governos estaduais amazônicos. O evento reuniu especialistas de todos os países amazônicos em torno de temas comuns, com destaque para a integração pan-amazônica, a esse respeito, fiz a seguintes notas:
A questão da integração pan-amazônica não se faz sem a construção de uma utopia pan-amazônica. Essa utopia não existe. Sua existência é impedida pela ausência de debates, de contato e de contágio de idéias. Também a impede a obsessão com o nacionalismo dos países latino-americanos. Ao que penso, enquanto não se superar esses afetos nacionalistas não haverá integração pan-amazônica.
O produto subjetivo desse espectro nacionalista significa, em termos práticos, que a projeção dos centros nacionais geopolíticos de todos os países amazônicos se situa fora da Amazônia, o que faz com que a Amazônia, em qualquer caso nacional, seja sempre o quintal da casa.
Disto resulta uma questão central: ou a Amazônia se constitui como centro geopolítico a partir dela própria, a partir de um pensamento que ela mesma produza, ou isso não acontecerá jamais, porque não se pode esperar uma solução vinda dos demais centros geopolíticos nacionais. Dizendo de outra forma: ou os quintais se unem para serem percebidos como centro, ou não ou serão de outra forma.
Uma dinâmica geopolítica não depende de escolhas nacionalistas. Uma coisa não tem nada a haver com outra, ainda que assim aponte o senso comum. Porém, justamente em função do senso comum é que o nacionalismo acaba atrapalhando qualquer projeto pan-amazônico, porque produz uma lógica institucional que é falsa, do ponto de vista da fronteira.
Quem protagoniza a fronteira são os povos da fronteira, e não os estados nacionais, ainda que, institucionalmente, caiba a estes a gestão das fronteiras. Porém, a integração, qualquer integração, se dá na fronteira. A história da América Latina avança, sempre, nas suas fronteiras.
Em síntese: ou os agentes da fronteira se mobilizam por si mesmos ou não há integração.
Esses agentes seriam os seguintes:
  • Os partidos de esquerda
  • As universidades e instituições de pesquisa
  • Os agentes culturais
  • Os agentes da troca, do comércio interno e, sobretudo, da economia solidária

Bom, até agora falamos sobre uma integração intangível e imaterial, o que é fundamental e, a meu ver, o mais importante e urgente. Significa a utopia a constrir que mencionei acima.
Não obstante, precisamos falar também sobre a integração física. Não necessariamente para defender e justificar a abertura de estradas e hidrovias que unam o oceano Atlântico ao Pacífico, mas sim para colocar o debate no seu lugar justo.
Explicamos com uma pergunta: Para quem necessitamos de integração? Para os grandes monopólios da indústria ou para as populações amazônicas? Ou seja, queremos corredores bi-oceânicos para a saída massiva de produtos, segundo o interesse de escoamento do agronegócio brasileiro ou queremos uma integração para reduzir a pobreza das populações amazônica?
Minha resposta é pela segunda hipótese. Devemos desejar a integração pan-amazônica para construir cooperações sociais, científicas, técnicas, culturais, comerciais e industriais, necessariamente solidários, porque é essa a lição histórica dos povos da floresta.
A outra lógica responde aos interesses dos grandes monopólios brasileiros e ela, reconhecidamente, não é capaz de compreender as dinâmicas reais das populações amazônicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conjunturas I

Um amigo me pergunta se acho que Lula deve ser candidato a presidente, mesmo com a prisão. Respondo que sim, porque não tem sentido ser diferente. Lula não ser candidato seria de uma deslealdade imperdoável do PT para com ele. A pergunta, na verdade, respondo ao meu amigo, é sobre quem deve ser o vice de Lula, porque quase tão certo como Lula ser o candidato do PT, é a possibilidade de que a justiça eleitoral casse a sua candidatura, sendo lógico, nesse caso, que seu vice assuma a cabeça de chapa. E, como sabemos como o bloco golpista joga, eles provavelmente farão isso o mais tarde possível, procurando inviabilizar que o PT chegue ao segundo turno. Nesse cenário, a tendência é que o PT venha com uma chapa “puro-sangue”. Provavelmente com Haddad para vice. Eventualmente com Jacques Wagner ou Patrus Ananias e, um pouco menos provavelmente, com Celso Amorim. Meu amigo, que não é do PT, viu claros sinais de que Lula, naqueles momentos heróicos antes da prisão, te...

Solicitei meu descredenciamento do Ppgcom

Tomei ontem, junto com a professora Alda Costa, uma decisão difícil, mas necessária: solicitar nosso descredenciamento do Programa de pós-graduação em comunicação da UFPA. Há coisas que não são negociáveis, em nome do bom senso, do respeito e da ética. Para usar a expressão de Kant, tenho meus "imperativos categóricos". Não negocio com o absurdo. Reproduzo abaixo, para quem quiser ler o documento em que exponho minhas razões: Utilizamo-nos deste para informar, ao colegiado do Ppgcom, que declinamos da nossa eleição para coordená-lo. Ato contínuo, solicitamos nosso imediato descredenciamento do programa.     Se aceitamos ocupar a coordenação do programa foi para criar uma alternativa ao autoritarismo do projeto que lá está. Oferecemos nosso nome para coordená-lo com o objetivo de reverter a situação de hostilidade em relação à Faculdade de Comunicação e para estabelecer patamares de cooperação, por meio de trabalhos integrados, em grupos e projetos de pesquisa, capazes de...

A publicidade governamental do Governo Jatene, a Griffo, o jornalismo paraense...

Há alguns dias a jornalista Ana Célia Pinheiro, do blog A Perereca da Vizinha  anunciava que começaria uma guerra contra a comunicação do Governo Jatene :  Vamos agora jogar num rítmo novo, com algumas “surpresinhas” – ou vocês não gostam de surpresinhas, “coleguinhas”? “Coleguinhas” é um coloquialismo usado pelos jornalistas de Belém para se referirem, com cinismo, ao cinismo de seus colegas, dos quais não se costuma esperar senão o fogo amigo. Os posts começaram, em seguida, construindo  um perfil de Orly Bezerra , proprietário da Griffo, a agência de publicidade responsável pelo marketing do PSDB no Pará. Hoje, Ana Célia Pinheiro publicou  um post com o levantamento dos repasses de dinheiro público do Governo Jatene para a Griffo : R$ 70 milhões - e penduricalhos, como empregos a parentes. O post também questiona a idoneidade do processo licitatório que levou a Griffo a mais uma situação de dominação das contas da comunicação governamental, no Pará...