Pular para o conteúdo principal

Política cultural 9: Objetivo 8 - Cultura para a comunicação

Objetivo 8 - Implementar um programa de Cultura para a Comunicação
Ação 8.1 – Retomar a execução do Programa Comunicação Cidadã
O objetivo geral do Programa é promover a comunicação social como prática de construção democrática e popular, superando sua percepção exclusiva como instrumento de marketing e propaganda. Isso seria feito por meio das seguintes sub-ações:
Sub-ação A – Oficinas de comunicação para a cidadania. Estimular o uso de veículos alternativos, populares e comunitários de comunicação, envolvendo 40 mil pessoas em oficinas e ateliês.
Sub-ação B – Treinamento avançado de comunicadores populares. Qualificar 2 mil pessoas a desenvolverem ações de comunicação alternativa, popular e comunitária.
Sub-ação C – Edital de fomento à ações de comunicação popular e comunitária. Apoiar ações de comunicação em áreas urbanas periféricas, assentamentos da reforma agrária, aldeias indígenas, populações quilombolas e comunidades ribeirinhas.
Sub-ação D – Edital Estadual de Pontos de Comunicação Livre. Em parceria com o Ministério da Cultura, implementar núcleos para a produção de conteúdo, associados ao Programa Navega Pará.
Sub-ação E – Edital de produção de conteúdo para o infocentros do Programa Navega Pará.
Ação 8.2 – Auxiliar na qualificação e na construção crítica do conteúdo da Funtelpa.
Contribuir para a reflexão sobre a função de uma televisão e rádios públicas paraenses, bem como para a superação dos paradigmas regionalistas, nativistas e patrimonialistas dessas emissoras.
Ação 8.3 – Exercer ação política, junto aos poderes legislativos e executivos nacionais constituídos visando a aceleração dos processos de democratização da comunicação. Por exemplo, através da pressão em favor da agilização do procedimento de autorização para o funcionamento de rádios comunitárias e em favor da descriminalização do movimento de rádios comunitárias.

Referências a essas propostas aprovadas na II Conferência Estadual de Cultura
  •  (Eixo I, item 1) Realizar divulgação midiática das potencialidades históricas municipais.
  • (Eixo I, item 2) Valorizar e divulgar a cultura paraense nacionalmente para que se torne patrimônio do país.
  • (Eixo I, item 3) Possibilitar o acesso de matérias municipais para divulgação via FUNTELPA e outros órgãos de comunicação estaduais.
  • (Eixo I, item 5)  Garantir espaço midiático dialógico entre as culturas tradicionais da Amazônia paraense e as culturas de massa.
  • (Eixo III, item 6) Inventariar, fomentar e potencializar todos os pontos de eco-turismo cultural dos municípios do Pará. Inclusive realizando documentários de todas as manifestações culturais existentes no estado do Pará.
  • (Eixo IV, item 5) Promover uma programação cultural televisiva em horário nobre na TV Cultura, que venha ressaltar a cultura local e a produção artístico-cultural.
  • (Eixo IV, item 8)  Fomentar a criação de rádios comunitárias.
  • (Eixo I, ações federais, item 1) Cobrar do Governo Federal (Ministério da Comunicação e Senado Federal) implantação com agilidade e concessão para meios de comunicação na Amazônia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”