Pular para o conteúdo principal

uma teoria geral para o espalhamento de boatos em redes sociais


De Silvio Meira / Terra MAgazine, via Luis Nassif.
É segunda de manhã, acabou o fim de semana, você leu o título e está achando que ainda estou na farra [ou de brincadeira]. é isso não, é sério e a história é a do título: cientistas acabam de descobrir –e provar, matematicamente- porque os boatos se espalham rapidamente em redes sociais. o artigo está neste link e uma nota explicativa sobre ele neste outro. se quiser, vá ler. senão, veja abaixo.
tudo tem a ver com os grafos de ligações preferenciais, as redes de conexões geradas ou explicadas pelo modelo de albert-barabási. as equações, como a que estima a probabilidade de haver uma conexão entre duas pessoas que têm k e l"amigos" numa rede social…
image
…não são pra mostrar pras crianças, mas no fundo a explicação para a velocidade da boataria é simples, como quase toda matemática útil.
quando alguém entra numa rede social, é muito mais provável que se conecte a uma pessoa que já tem muitas conexões do que a outra que tem poucas. isto é o que o modelo de albert-barabási diz: em redes como as de conexões sociais [como faceBook e orkut] quem já é "rico" em conexões fica ainda "mais rico" à medida que mais gente entra na rede. isso porque todo mundo procura se conectar a quem já está conectado, pois todos querem participar do "vibe" do lugar e os agentes identificados com o espírito da rede tendem receber muito mais conexões do que quem está na sua periferia.
o modelo para análise do espalhamento de boatos em redes sociais parte do princípio que há rumores interessantes o suficiente para se tornarem conversa entre conhecidos. se eu sei de um boato, eu lhe digo. e vice-versa. e você vai fazendo a mesma coisa com conhecidos seus que eu não conheço  e eles com os deles, rede afora. o mesmo é verdade para notícias que têm amplo interesse. ainda mais, o modelo assume [e esta é a base do resultado teórico] que quem tem muitas conexões [os hubs da rede] não participa das conversas sobre o boato, apenas "espalha" a coisa para suas muitas conexões. quem tem menos conexões e mais tempo para cada uma delas e acaba servindo de "ponte" entre dois agentes que têm muitas conexões. desta forma, o boato [ou notícia] se espalha pela rede, sem que exista qualquer "organização" ou "projeto" deliberado para sua distribuição.
sim, mas rápido é quão rápido? olhe o gráfico abaixo: no primeiro momento, três pessoas sabem "da coisa". daí a 11 intervalos de tempo [uma medida teórica, que seria traduzida em minutos, dezenas de minutos, horas, ou ainda, na prática, em "rodadas" de interação na rede...] mais de um milhão de "nós" –ou pessoas, numa rede social de verdade- já saberiam do boato.
image
a teoria [em vermelho, no gráfico acima] explica redes como orkut [em verde] e faceBook, mas não é tão boa para twitter, como mostra a previsão e a realidade mostradas no gráfico a seguir. boatos se espalham muito mais rapidamente em redes como twitter, que parece ser uma rede “de boatos” [ou de notícias] por excelência. tudo indica que precisa de um modelo específico [veja este].
image
conclusão? boatos se espalham muito mais rapidamente em redes sociais do que se pensava até agora. redes como faceBook [de relacionamentos mais estruturados] têm velocidade de espalhamento muito maior do que se pensava mas bem menor do que outras, como twitter, que parece ser uma rede de efemérides.
daí, se você quer espalhar algo [sobre um produto ou serviço, e não um boato...]rapidamente e manter a conversação rolando, a teoria confirma o que muita gente já sabe na prática: que se deve provocar um "viral" na primeira rodada pelo twitter e continuar a conversa, de forma muito mais organizada, pelo faceBook, usando o twitter pra realimentar, vez por outra e em larga escala, o que está acontecendo lá no faceBook do seu produto ou marca. nada mais prático do que uma boa teoria…
[PS: para saber mais, leia este linkeste aquieste e, depois, este.]
image

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”