Hoje saiu o número 37 da revista Comunicação & Sociedade, editada pela Universidade Metodista de São Paulo. A edição traz meu artigo "Geopolítica da comunicação na Amazônia".
Criada em 1979, a revista é a publicação mais antiga do gênero no Brasil, desempenhando um papel essencial na consolidação do campo brasileiro das Ciências da Comunicação. Ela possui qualificação B2, segundo avaliação Qualis Periódicos, e está indexada nas seguintes bases: Clase; DOAJ; EBSCO; Latindex; Revcom; Ulrich´s Periodicals Directory (ProQuest) e Univerciência.
Segue o resumo do artigo:
Geopolítica da comunicação na Amazônia
Fábio Fonseca de Castro
Resumo: O artigo elabora um panorama dos sistemas de comunicação midiática na região Norte do Brasil e de suas estratégias de atuação e reprodução social. Procura-se uma abordagem descritiva e comparativa desses sistemas, com a intensão de iniciar uma interpretação dos processos sociais que caracterizariam a cena midiática regional. Com esse objetivo, procura-se constituir uma tipologia das empresas, privadas e públicas, bem como dos diversos agentes de comunicação que atuam na Amazônia, observando suas relações sistêmicas e seu papel na economia midiática local. Por seu caráter descritivo e por sua proposta de construir mapas de sistemas e subsistemas de comunicação, se intenta uma compreensão geoespacial da economia midiática regional.
Comentários