Estou co-editando o livro “Comunicação e Cultura na Amazônia”, que será publicado conjuntamente pelos Programas de Pós-graduação em Comunicação da UFPA e da UFAM. Segue abaixo o convite e o modelo para submissão de textos:
Os Programas de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da
Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA) e de Ciências da Comunicação da
Universidade Federal do Amazonas (PPGCOM-UFAM) convidam a comunidade acadêmica
a submeter artigos que constituirão capítulos do volume quatro da série
Comunicação, Cultura e Amazônia, cujo tema é “Comunicação e Cultura na
Amazônia”.
O livro tem como objetivo principal divulgar os estudos dos
processos e modos de comunicação na e da região Amazônica. A ideia é reunir
produções de diferentes pesquisadores dedicados a compreender a complexidade
que envolve as questões comunicacionais nesta região.
Serão aceitos até o dia 15/11/2012 textos originais e inéditos. Cada uma das submissões será avaliada por dois/duas
pareceristas componentes do Conselho Editorial do livro, em sistema duplo cego,
visando a assegurar uma avaliação séria e objetiva. Os textos deverão ser
enviados à Secretaria do PPGCOM-UFPA pelo email livroppgcom@gmail.com. As normas
para submissão de capítulos seguem anexas.
Comissão organizadora
Prof. Dr. Fábio Fonseca de Castro
Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho
Profa. Dra. Regina Alves de Lima
Normas para submissão dos
capítulos
a) Título e
subtítulo, (se houver), em caixa alta e baixa.
b) Nome(s) do(s)
autor(es), acompanhado(s) de breve(s) currículo(s) do(s) autor(es) em nota de
rodapé em algarismos arábicos (outras notas de rodapé devem ser consecutivas a
esta).
c) Resumo de 5 a
10 linhas.
d)
Palavras-chave, 3 a 5, separadas entre si e finalizadas por ponto. Exemplo: Palavras-chave: Comunicação.
Cultura. Arte. Amazônia.
e) Corpo do
texto: justificado, com recuo de parágrafos (1a linha) de 1,25 cm. Intertítulos
(não-numerados) devem ser precedidos por uma linha em branco. f) Citações:
§ Citações
com chamadas pelo sobrenome, quando incluído na sentença, devem ser em letras
maiúsculas e minúsculas. Exemplo: Segundo Ortiz (2006, p. 219).
§ Citações com chamadas pelo sobrenome, quando
entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas. Exemplo: (ORTIZ, 2006, p.
220).
§ Citações de até três linhas devem ser
incorporadas no interior do texto, entre aspas e seguidas da referência
(sobrenome do autor, ano e páginas) entre parênteses, seguindo a NBR 10520
(ABNT). Exemplo: (ORTIZ, 2006, p. 13-35).
§ Citações com mais de três linhas devem ser
destacadas do parágrafo, com recuo de 4 cm, tamanho de fonte 11, e separadas
por uma linha em branco (antes e depois da citação), com espaçamento simples,
sem aspas, seguidas pela referência da obra. Exemplo: Pode-se dizer que a
relação entre a temática do popular e do nacional é uma constante na história
da cultura brasileira, a ponto de um autor como Nelson Werneck Sodré afirmar
que só é nacional o que é popular. Em diferentes épocas, e sob diferentes
aspectos, a problemática da cultura popular se vincula è da identidade nacional
(ORTIZ, 2006, p. 127)
g) Apêndices(s),
(se houver), identificado(s) por letra maiúscula, de forma consecutiva. h)
Anexo(s), (se houver), identificado(s) por letra maiúscula, de forma
consecutiva. i) Referências completas deverão ser apresentadas apenas no final
do trabalho, em “Referências”, conforme norma da ABNT em vigor (NBR 6023).
Seguem alguns exemplos.
Para livro, com
um autor:
ORTIZ, Renato. Cultura e Identidade Nacional. São Paulo: Brasiliense, 2006.
SODRÉ, Muniz. Tempo e acontecimento. In: BARBOSA, Marialva;
FERNANDES, Márcio; MORAIS, Osvando J. de. (orgs.). Comunicação, educação e cultura. São Paulo: INTERCOM, 2009.
CAPELLARI, Márcia Schimitt Veronezi. A transição dos quadrinhos
dos átomos para os bits. Revista Brasileira de
Ciências da Comunicação – INTERCOM, São Paulo, n.1,
p.221-235, v. 33, jan/jun 2010.
GABRICH, Débora de Carvalho Pereira. Comparação entre Produtores
de Informação em defesa da Amazônia na Internet. INOVCOM, INTERCOM, no
2, v. 2, 2007. Disponível em
<http://revcom2.portcom.intercom.org.br/index.php/inovcom/issue/view/322>.
Acesso em: 06 out. 2010.
Submissão
de capítulos
Os autores devem
verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a
seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão
devolvidas aos autores.
1. A
contribuição deve ser original e inédita (ver ponto 1 de Normas de Publicação)
e não deve estar em avaliação para uma outra publicação.
2. URLs
completas devem ser informadas, quando indicadas como referências utilizadas no
texto.
3. O texto deve
seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Normas
para Publicações Científicas da ABNT.
Política de
Privacidade
Os nomes e
endereços informados nesta publicação serão usados exclusivamente para os
serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras
finalidades ou a terceiros.
Secretaria do PPGCOM: Universidade Federal do Pará, Instituto de
Letras e Comunicação, Programa de Pós- Graduação Comunicação, Cultura e
Amazônia. Rua Augusto Corrêa, 01 – bairro Guamá, Belém, Pará, Brasil - CEP
66075-110. Tel. (91) 3201-7526, fax (91) 3201-7606. Email: poscomunicacaoufpa@gmail.com
Comentários
Sou doutorando e co-orientei um trabalho de graduação na área de comunicação, podemos enviar proposta?
Como diz o Edital, "os capítulos podem ser produzidos por doutores ou por doutores em co-autoria com mestrandos, mestres e doutorandos". Nesse caso, como vc é doutorando, seria necessário que seu trabalho fosse produzido em co-autoria com um pesquisador doutor.