Que tal esquecer as pesquisas eleitorais e o marketing político e se concentrar um pouco, só um pouco, na política?
Razões para isso?
Bom, a pesquisa do Vox Populi / O Liberal é evidentemente forjada. Ela é tão absurda que não pode ser levada à sério por ninguém de bom senso. Menos absurdas, as pesquisas Acertar e Alvo, também se mostram, porém, "lidas" pelo grupo Diário/PMDB.
A pesquisa Bilhetim nunca tem muita credibilidade, porque é, sempre, o resultado de uma leitura apaixonada e rancorosa da vida política.
Cá entre nós, em termos de profissionalismo só posso falar positivamente do Instituto Acertar, habitualmente competente na definição de sua mostragem e na construção do seu universo, porém, deixo claro que não estou me referindo ao uso político dos dados produzidos por seus "divulgadores".
Quanto ao marketing, bom, marketing é sofismo. Não é política. Claro que não vou entrar nessa discussão. Sem tempo, sem paciência, etc.
Mas quero registrar.
Comentários