Pular para o conteúdo principal

Desonestidade, tecnologia, Reitoria...

Na minha aula de hoje, no mestrado em Comunicação, comentei a respeito da percepção heideggeriana dos efeitos da técnica sobre a coesão social e a produção das consciências. O tema é caro a todos os alunos de comunicação. Para nós é central perceber como as tecnologias falseiam, necessariamente, a inteligência. Perceber como as tecnologias instrumentalizam o mundo e a realidade, a serviço dos interesses contingentes.

As analogias entre a denúncia da razão instrumental, presentes na teoria crítica frankfurtiana e a – antípoda e inconciliável – percepção fenomenológica dos efeitos da tecnologia sobre o senso comum e a quotidianidade são evidentes e costumam propiciar debates memoráveis na Comunicação.
Por pudor, não coloquei, em aula, o exemplo que me vinha a mente.
Fora da aula – habermasiana e frankfurtianamente disperso no espaço público - coloco-o agora. Ainda indignado. E uso das palavras do professor Renato Francês, igualmente indignado mas sabedor das artes da ironia, para expressá-lo
Tem o "Galo da Madrugada", em Recife, e também tem o "Robô da Madrugada", no Twitter, em Belém....
Imaginem aí que, lá pelas 4h da madruga, 400 pessoas estão ali de bobeira, sem nada pra fazer, muito carapanã incomodando e sem 400 raquetes do Paraguai pra matá-los...aí, de repente, e não mais que de repente, algum deles dá uma ideia genial:
"gente, que tal nós votarmos no twitter agora mesmo?!"..."mas, olha só, só vale se for num mesmo candidato...tá bom?!"...
Eu ia acreditar em tudo isso se não tivesse feito o doutorado em computação e não tivesse nunca nem ouvido falar em teoria das probabilidades....kkkkkkk....como diria a velha música: "me engana, me engana, me engana, que eu gosto..."
Todos sabemos que pesquisa por Twitter, Facebook, blogs etc não possuem nenhum valor científico. Todos sabemos que elas resultam de pura mobilização dos partícipes de cada projeto. Porém, todos esperávamos que nenhuma das campanhas recorressem a máquinas, as robôs, a ninjas e a golpes baixos para ampliar sua margem de votos.

400 votos em plena madrugada! Prezado Mauro Bonna, faça-me o favor! Por quem és! Por teu jornalismo! Por tua capacidade em construir debates!
Dizer que o Twitter identifica robôs é piada. Qualquer aluno de comunicação e de computação sabe driblar os controles do Twitter. Isso é coisa feita, é fácil e é rápido. Se é para fazer enquetes, que elas sejam razoáveis...

Comentários

Anônimo disse…
Impressionada com a máquina que trabalha a favor do ET! Fábio, o orçamento da campanha também é apresentado publicamente?
Anônimo disse…
Professor estou impressionado com esta campanha! Isso denota má fé, abuso de pequenos poderes, e evidencia o uso de instrumentos ilegais e ilegítimos! Como votar em uma pessoa dessas?! Tenho até medo, e prefiro continuar como anônimo.

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”