Outro artigo publicado: "Marca Amazônia: Estratégias de Comunicação Publicitária, Ambientalismo e Sustentabilidade".
Mais um artigo meu publicado recentemente: "Marca Amazônia: Estratégias de Comunicação Publicitária, Ambientalismo e Sustentabilidade". Escrito junto com os colegas e amigos Profs. Otacílio Amaral Filho e Alda Cristina Silva da Costa. Na Revista de Comunicação Midiática, editada pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista - Unesp
Resumo: O artigo discute as estratégias de comunicação publicitária de duas empresas que atuam na região Amazônica e que procuram se associar com valores ambientalistas, notadamente com o compromisso de sustentabilidade ecológica e social nas ações econômicas que exploram recursos amazônicos. Procura-se construir um inventário de imagens, ou figurações, logotécnicas, plásticas e conceituais que conformam essa marca Amazônia e perceber como as duas empresas observadas dialogam com esse inventário. A partir dessa relação, procuramos compreender marca como o dispositivo de uma promessa – em geral – e marca Amazônia enquanto dispositivo de um compromisso ambiental muito caro às sociedades contemporâneas.
Palavras-Chaves: Amazônia, marca, publicidade, ambientalismo.
Revista de Comunicação Midiática - Bauru (SP), v. 10, n. 105-118
Comentários