A revista Comunicação Mídia e Consumo, da Escola Superior de Propaganda e Marketing, de São Paulo, editada pelos Profs Denise Cogo e Vander Casaqui, publicou seu novo número. A edição traz um artigo meu, entitulado Mercado, política e cultura na “baixa” Amazônia: circuitos longos e curtos. Para quem se interessar, segue o link para o artigo e, aqui, o link para a edição completa da revista.
Mercado, política e cultura na “baixa” Amazônia: circuitos longos e curtos.
Fábio Fonseca de Castro
Resumo: O artigo discute os circuitos culturais presentes no espaço da “baixa” Amazônia – a área de ocupação ocidental mais consolidada da região – ten- do por referência três grupos populacionais, compreendidos enquanto trajetórias sociais, que se diferenciam, entre si, por seu modo de ocupação econômica e cul- tural do espaço. Observa-se como duas dessas trajetórias sociais participam mais ativamente dos circuitos culturais, enquanto a terceira mostra-se mais reservada em relação a eles. Procura-se interpretar essas relações de aproximação e distan- ciamento a partir da experiência social intersubjetiva que os envolve.
Palavras-chave: Circuitos culturais; Amazônia; Produção cultural; Trajetória so- cial; Mercado cultural
Comentários