Pular para o conteúdo principal

Dona Chica

Na minha família paterna eram comuns as referências a uma antepassada perversa e malcriada que desdenhava de santos alheios, dava ordens sem parar e sem importar a quem e gostava de dizer, a cada um, as suas verdades. Tratava-se de uma criatura poderosa, um avantesma quase tribal, uma espécie de totem, de quem se sabia, ainda, uns restos de história. Tratava-se da dona Chica.
Quando as nuvens se faziam negras no horizonte, havia sempre quem dissesse,
“São horas de dona Chica”,
E quando a bagarre se formava entre as gentes,
“São quizílias de dona Chica”,
E quando a disputa se dava ao jogo,
“É psica da dona Chica”,
E quando a desobediência se fazia,
“São questões p’ra dona Chica”,
E quando um mistério profundo se avolumava,
“São coisas de dona Chica”,
E quando o menino não queria dormir,
“Vou chamar a dona Chica”.
E isto era para mim.
Mas quando!, que logo fechava os olhos, credo!
Tecnicamente falando, ela era minha 6a avó, ou seja: a bisavó do avô de meu avô. E tão poderosa era sua figura, em vida, que, morta, perdurou. E perdurou dessa forma que lhe deu forma aquando viva: amedrontando menino, desgostando gente e destratando parente. Assombrando, que assombrar sempre foi sua especialidade...
Quando perdi o medo dela, fui buscar saber melhor quem era. Cá e ali fui colhendo sua forma humana. Chamava-se Francisca, é claro. Maria Francisca de Paula da Gama Lobo d’Anvers. Era filha do tenente-coronel João da Gama Lobo, paraense de ascendência mazaganesa, e de sua esposa, a maranhense de São Luis, dona Joanna Paula Rubim d’Anvers. Nasceu na fazenda de seu pai, a Costa das Cuieiras, no atual município de Monte Alegre, no ano de 1778, passou a infância em Santarém e, depois de casada, com o cametaense Agostinho Pestana de Vasconcellos Brandão de Castro, futuro coronel da Briosa, ou seja, da Guarda Nacional, passou a residir em Belém. Primeiramente no Largo do Palácio, atual praça d. Pedro II, na casa de seu tio, o comerciante Manuel da Gama Lobo e, em seguida, em sua casa própria, no Largo do Carmo.
Do que soube, tinha um caráter voluntarioso, sabia ler e escrever – o que não era comum entre as mulheres de seu tempo, mesmo entre as mais ricas – e foi uma grande epistolária. Escrevia cartas e mais cartas, dando recomendações, conselhos e ordens. Mas também ensinando receitas de doce, falando de política e expressando suas percepções a respeito do comportamento alheio.
Consta de seu mito que se tratava de senhora mui zelosa do comportamento, seja o de sua gente, seja do alheio. Admoestava padres e bispos, generais e capitães, juízes de paz e juízes de fora. Falava aquém e não importa a quem. Dizia as verdades necessárias, sem importar se magoassem, ofendessem ou doessem. Era mulher de opiniões. De extremadas opiniões.
Suas cartas não restaram, mas o fato de se contar que foram muitas, me parece, constitui o indicativo de que houveram. Na verdade, sei o aconteceu com elas: foram parar dentro de um fogão, no forno-caldeira, lá jogadas pelas mãos insensíveis de Mirandolina Fernandes de Souza Castro, esposa de Antonino Emiliano de Souza Castro, o barão de Anajás, neto de dona Chica.
Há todo um conto por trás disso. Dona Mirandolina tinha implicâncias com a família do marido (deve ter sido maltrada pela avó do rapaz) e, quando pôde, pôs a perder as cartas tais. De pura maldade...
O barão, que foi um sujeito amante da história e guardador de lembranças da família, desde cedo colecionou as cartas da avó. As cartas escritas pela avó e, quando havia, também as cartas que esta recebia – as quais colheu aqui e ali. Saia mendigando-as, solicitando-as aos parentes distantes e aos amigos. Teria reunido uma boa coleção. Hoje, isso tudo seria um tesouro, a memória mais viva possível de dona Chica; mas bem, no contrapelo da história havia essa alma destrutiva que era a baronesa sua mulher. Um cão. Um cão de botas.
Só não contava era que mais tarde viesse eu, que acredito que a sublevação da ficção atêia o passado e que estou aqui, rente que nem pão quente, para revelar não apenas o seu crime como, também, a existência de dona Chica. E toma-te!
Na verdade, venho reiventando as cartas de dona Chica, imaginando-as e reescrevendo-as. Meus compromissos graves são com a ficção-história, e não com a história-ficção. E nessa tarefa tenho-a consultado, a ela, a dona Chica, sobre os assuntos de seu tempo e os do nosso.
Nem sempre ela se dá ao trabalho de me responder, pois não me considera boa coisa.
Com efeito, reprova, com veemência, meu gauchisme. Diz que sou intratável, irresponsável, pouco cristão, quase ignorante e que era melhor quando eu era menino e tinha medo dela.
A respeito de eu andar a reescrever as suas cartas, considera que bem fez aquele cão que era a Mirandolina, que as queimou e pronto. E que eu me exponho ao ridículo, sem qualquer necessidade, em fazer tal coisa.
Mas a nada disso levo muito em conta.

Apenas prossigo, adentro do tempo da memória – que não é apenas minha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”