Pular para o conteúdo principal

Crônicas de domingo 1 - O GUARDADOR DE REBANHOS

Crônicas de domingo 1
O GUARDADOR DE REBANHOS
Era crença, em casa de meus bisavós, que minhas tias-avós não se casaram em função da escrupulosa vigília moral que meu pai, desde os cinco anos de sua idade, lhes infligia. Era recomendação da minha bisa, a sua avó Dica,
“Luiz, fica de olho, se algum pelintra se atirar demais tu me avisas”,
E lá ficava meu pai a vigiar as tias, envaidecido da sua responsabilidade, enquanto a bisa Dica ia cuidar das suas tarefas na casa.
A primeira guarda era a da janela. Havia o grande janelão em forma de ferradura que acomodava facilmente as quatro moças – mais a Elvira, de contrapeso –, ladeada por duas janelitas ogivais, numa das quais o meu pai se posicionava, tal como os destemidos vigilantes de almeias magras do tempo de Ivanhoé. 
Por lá passavam os pretendentes, em geral à meiga luz das horas vespertinas. Passavam, iam até a esquina, retornavam, cumprimentavam com discretos acenos de chapéu ou, eventualmente, com sorrisos e até mesmo, no caso de não terem sido razoavelmente educados, com olharezinhos maliciosos.
E meu pai tomava notas. Notas verbais, que ainda não sabia escrever. Notas de tudo. E com pontos de exclamação!
“A Dinda suspirou quando o sujeito passou na calçada pela segunda vez!”, narrava para a bisa Dica, balançando a cabeça, assertivo de seu bom juízo.
Sim, o rebanho das manas de seu pai estava sob seu controle e ele se fazia o preclaro juiz da virtude familiar.
E fora isso tinha a segunda guarda, a dos pretendentes já declarados, aquando eram permitidos à sala de visitas.
“Luiz, repara bem, qualquer coisa me chama, viste?”
Nessas ocasiões o pretendente e uma de minhas tias-avó dividiam o mesmo sofá, embora com ao menos dois palmos de intervalos entre os corpos – intervalo esse que meu pai aferia escrupulosamente. E meu pai tomava assento bem à frente deles, os olhos que nem piscavam, a testa franzida, com ares de pastor alemão.
E, a qualquer deslize de uma das partes, meu pai berrava:
“Avóoo”
E era coisa de um segundo para a bisa Dica aparecer, 
“O que há?”
“Ele sussurou-lhe alguma coisa que não ouvi!”
E a bisa Dica: “Nesta casa se fala alto e claro, que não tem espaço para segredos em uma família decente, estamos entendidos? Porque se for assim, começamos muito mal!”
O pretendente se encolhia, envergonhado da bronca. Mas passados quinze minutos já novamente se aventurava.
E meu pai não dava trégua:
“Avóoo”
E voltava a bisa, já impaciente:
“O que foi desta vez?”
“Este homem tentou tocar na mão da minha tia!”
E a bisa Dica fustigava o infeliz com um olhar devastador. Ele, porém, ainda tentava argumenta a seu favor evocando a inocência do espião,
“Não foi bem isso, dona Dica, o menino não viu direito...”
“Ah! O senhor está insinuando que meu neto está mentindo?”
O pobre noivo, quase se mijando de vergonha, estando já por desistir...
E meu pai triunfando, lá consigo pensando, 
“Esse aí se julga mais esperto do que eu, coitado!”
Isto quando não era o caso – o que com freqüência acontecia – de tentarem subornar meu pai com uma moeda reluzente,
“Menino, tu não queres correr lá na esquina para comprar umas paciências? Vais e voltas num pulo!”
Mas quando, que meu pai era mais do que escolado. Aceitava a moeda e dizia ao pobre,
“Muito obrigado pela gentileza. Irei sim, mas quando tu fores embora!”
E o velhaco ainda tentava persuadir meu pai,
“Achava melhor se tu fosses logo, porque depois pode não ter mais paciências. As que se vendem lá são tão boas que logo são vendidas, acabam num minutinho!”
Meu pai pausava um momento, produzindo no velhaco a impressão de que estava a refletir e a se deixar convencer pelos argumentos interpostos. Mas o fazia apenas para criar uma expectativa no pobre casal, porque logo berrava:
“Avóoo!”
E lá se vinha dona Dica, já cansada, tanto do noivado impertinente como do excesso de zelo do guardador de seu rebanho,
“O que foi, desta vez?”
E meu pai lhe mostrava a moeda polida, brilhando à contraluz, enquanto passava o relatório:
“Este milionário tentou me subornar, avó!”
De fato, era demais para minha bisavó.
“O senhor não tem vergonha? Onde já se viu? Meu marido será informado do ocorrido, o senhor pode ter certeza. Olivia, já para dentro!”
O noivo se encolhia, se punha a suar frio, agora sim a um pico de se urinar de medo, descoberto num ato vil.
“E o senhor, rua! A porta de saída é a sua serventia nesta casa!”
Meu escrupuloso pai sorria, todo satisfeito, e se calhasse ainda ganhava uma outra moeda reluzente dos bolsos de minha bisavó.
No resto da tarde ouvia-se o choro soluçado de minha tia-avó, mas meu pai era sempre perdoado, e as tias até se riam dele. Mas contavam que era por sua causa que não se casaram e que a tia Odila até virou freira.
Comentários

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”