Pular para o conteúdo principal

Dinâmicas do ícone nas sociedades monoteistas (Teoria da imagem - aula 2 - especialização)

I
O tema da aula de hoje procura enlaçar três temáticas co-pertinentes: imagem, verdade e ilusão. Discutiremos essa relação por meio da questão do ícone. Partamos da idéia de que há duas grandes tradições, em nossa cultura, no trato com a imagem. Uma delas vê a imagem com um princípio da realidade e a outra a tem como uma ilusão.
A primeira tradição propõe que a experiência de ver pode ser superior à própria experiência da realidade. Essa tradição constrói idéias como “ver com os próprios olhos”, “ver com os olhos que a terra há de comer” e “ver para crer”. Essas expressões indicam uma valorização da imagem em relação à realidade.
A segunda tradição, por sua vez, sugere que as imagens não são confiáveis. É a tradição que advém da metafísica platônica e que diz que o mundo das coisas aparentes é um mundo de ilusões, que a mímesis, que significa reprodução da cópia, é um procedimento perigoso e enganador.
O que explica esse paradoxo? O que explica que, dentro de uma tradição, a imagem seja respeitada, seja vista como algo que pode revelar a verdade e até mesmo superar a verdade e que, dentro de outra tradição, a imagem seja denunciada?
O fato social que centraliza esse paradoxo é o fato de que as duas tradições persistem, simultaneamente, a sua trajetória na cultura humana. A primeira tradição corresponde à experiência pré-moderna, pré-metafísica e, de certa maneira, também, anti-metafísica. Essa tradição resulta de uma experiência sensível da vida, se conformando, muitas vezes, como uma sabedoria popular, como um saber escuso, muitas vezes secreto. A segunda tradição corresponde ao saber da modernidade, que é um saber fundamentalmente metafísico. Essa tradição é inaugurada por Platão, mas Platão não é, na verdade, o ponto de partida dessa tradição. Ele a codifica, a intelectualiza, a estende. Efetivamente, essa tradição remonta a uma sabedoria arcaica que, conduzida pelo platonismo em alguns casos, mas não em outros. Ela resulta, a nosso ver, das dinâmicas sociais que envolvem a religiosidade monoteísta.
Na imagem, uma alegoria islâmica do monoteísmo: Alah transmite o verbo a seu profeta. Trata-se, na verdade, de uma raríssima imagem de fundo religioso produzida pelo islã. Ela condensa o pensamento havido simultaneamente por essas três religiosidades - judaica, cristã e islâmica - que constituem o saber monoteísta que discutiremos na aula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”