Segue abaixo a ementa do meu curso na especialização Imagem e Sociedade (Decom/UFPA)que inicia hoje, 07/08/2006, com aulas às segundas-feiras, de 19 às 22h.
Procura-se, com esta disciplina, uma sistematização dos princípios gerais da especialização Imagem e Sociedade. Adotando essa perspectiva, procuraremos lançar os fundamentos para uma leitura crítica, tanto sociológica como antropológica, da imagética social. Partiremos de uma reflexão sobre a dinâmica metafísica da imagética ocidental, procurando oferecer aos alunos um referencial teórico no campo da Teoria da Imagem. As imagens serão, aqui, tomadas como produtos culturais e como processos sociais, dando-se especial relevo ao fato de elas mediarem, cada vez mais, na cultura contemporânea, a relação das sociedades com o mundo. A delimitação e a compreensão do universo das imagens exigirá a interpretação da sua relação com produtos concretos da cultura contemporânea (como o cinema, a pintura e a fotografia) por um lado, e, por outro, a sua compreensão enquanto processo social de produção de sentidos e relações de poder.
Bibliografia básica:
AUMONT, Jacques. A imagem. São Paulo, Papirus, 1992.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo, Brasiliense, 1989.
PAZ, Octávio. A imagem: A consagração do instante, In Signos em rotação. São Paulo, Perspec
Procura-se, com esta disciplina, uma sistematização dos princípios gerais da especialização Imagem e Sociedade. Adotando essa perspectiva, procuraremos lançar os fundamentos para uma leitura crítica, tanto sociológica como antropológica, da imagética social. Partiremos de uma reflexão sobre a dinâmica metafísica da imagética ocidental, procurando oferecer aos alunos um referencial teórico no campo da Teoria da Imagem. As imagens serão, aqui, tomadas como produtos culturais e como processos sociais, dando-se especial relevo ao fato de elas mediarem, cada vez mais, na cultura contemporânea, a relação das sociedades com o mundo. A delimitação e a compreensão do universo das imagens exigirá a interpretação da sua relação com produtos concretos da cultura contemporânea (como o cinema, a pintura e a fotografia) por um lado, e, por outro, a sua compreensão enquanto processo social de produção de sentidos e relações de poder.
Bibliografia básica:
AUMONT, Jacques. A imagem. São Paulo, Papirus, 1992.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo, Brasiliense, 1989.
PAZ, Octávio. A imagem: A consagração do instante, In Signos em rotação. São Paulo, Perspec
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