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Sociologia da cultura e da comunicação – aula 1

Apresentação do curso

Começaremos o curso com esse nome da graduação em Comunicação. Trata-se de uma disciplina optativa, cujo principal objetivo é oferecer, aos alunos, a percepção crítica e metodológica de uma atividade de pesquisa no campo sociológico e que tenha por objeto um elemento ou uma dinâmica sócio-cultural contemporânea, inclusive no campo da mídia. Por essa razão, o curso terá uma feição dicotômica: trabalharemos, em primeiro lugar, os aspectos teóricos e metodológicos de três modelos de sociologia da cultura; em seguida, aplicaremos o que aprendemos em exercícios de pesquisa.

Os três modelos escolhidos são:
- a pesquisa de representações sociais, fundada por Serge Moscovici, representando a tradição sociológica durkeimiana;
- a pesquisa sobre a conformação dos campos culturais, elaborada por Pierre Bourdieu, representando a tradição sociológica marxista;
- a pesquisa sobre a sociabilidade empática, desenvolvida por Michel Maffesoli, representando a tradição sociológica weberiana.

Escolhemos esses três modelos metodológicos, dentre tantos possíveis, por duas razões: imediatamente, porque são modelos aplicáveis à pesquisa em Comunicação e, dessa maneira, úteis como instrumento de trabalho de iniciação científica e trabalho de conclusão de curso; em seguida, porque são três escolas contemporâneas, ativas e importantes da sociologia francesa, cada uma delas tendo por modelo uma das três grandes famílias de sociólogos – Marx, Durkheim e Weber – e, ainda, todas elas conhecidas e utilizadas mundialmente pela pesquisa sociológica da cultura.

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