Pular para o conteúdo principal

Alemão em gotas 2

O gênero humano paraense não tem a palavra, mas tem a noção. Refiro-me a schadefreude, palavrinha enigmática do alemão que, se for traduzida ao pé da letra, vai dar algo como “aquele prazer absoluto e tremulante que se apossa do nosso corpo quando aquele nosso desafeto (aquele fdp, desgraçado e canalha!) se dá muito, muito mal, mas muito mal mesmo!”. Ok, sempre é difícil traduzir o alemão, ok. Mas .... quer dizer isso mesmo. Kraus, um amigo alemão que já perdeu completamente a noção de suas origens e que hoje pratica contravensões leves por prazer, consultado por telefone, propõe uma tradução mais concisa: “aquela alegria que nós sentimos quando descobrimos que nosso desafeto se fodeu bo-ni-ta-men-te”. E não me digam, se paraenses forem, que não a compreendem. Aliás, não entendo como os paraenses não inventaram antes uma palavra para expressar essa sensação, deixando-a a cargo dos alemães, povo incapaz de fazer mal a carapanãs, como todos sabemos, e que em razão de sua docilidade, amabilidade e inocência há de ter tido muito trabalho para inventá-la.

Comentários

Humberto Lopes disse…
Fábio, tem gente que passa por um schadefreude até quando os amigos se dão mal.
hupomnemata disse…
Se tem! Mas acho que os alemães devem ter alguma outra palavra pra isso.
Anônimo disse…
Eu conheço simplesmente por "filhadaputice" . Quanto à docilidade dos alemães tenho certeza que judeus,gays,ciganos e ultimamente qualquer imigrante podem subscrever o quanto são "dóceis" e "ingênuos".
Anônimo disse…
Que palavra linda!! Vou economizar muitos "palavrões" agora... (rsrs)
Humberto Lopoes disse…
Fábio o anônimo das 09:08h não sabe o que é ironia. Mas pelo o que sei dos alemães eles não só são incapazes de fazer mal a um carapanã, como a qualquer bicho. Tanto que o Dimitrov se safou da cadeia invocando o Código de Defesa dos Animais, criado pelo nazismo e um dos mais avançados da época.

Se vc descobrir a palavra para isso que eu postei no primeiro comentário, divida conosco.
hupomnemata disse…
Ok Humberto.
Anônimo das 09:08, era ironia!
Tem um filme do Woody Allen no qual ele diz para a esposa que ele todos sabem que ele é um gênio e que os amigos dele chamavam-no de "Cérebro". E a esposa responde: "E você não percebeu que era ironia?".
Pois é, era.
. disse…
Excelente definição.
Foi exatamente o que sentia quando a Valéria/Paulo Chaves ficarem em quarto lugar nas eleições passadas.

Sensação gostosa essa, né?!
Embora, em muitos casos [não exatamente o da Valéria], mesquinha. Confesso!
. disse…
Fábio, como pronuncia mesmo?
hupomnemata disse…
A pronuncia em etapas:
1. Chá
2. -de (com um ê bem marcado e seco)
3. (corte abrupto do palato)
4. frói (com o r bem ronronante e o ó extenso)
5. de novo o -de (se o pronunciador for da Baviera faz bico no fim e arregala os olhos; se for da Prússia bate os dois calcanhares e estufa o peito; se for de Hamburgo ou de Bremen inclina o queixo ligeiramente para a esquerda).
Anônimo disse…
Por aqui é "Te fode!", mesmo.
Anônimo disse…
Fabio, diz a verdade, com essa bomba nos jornais de hoje sobre os kits escolares, e sabendo que tu foste deletado do governo por que não pactuaste com essa cagada estás sentindo hoje um schadefreude dos bons, não estás?
hupomnemata disse…
Anônimo das 13:02, ao contrário. Fico é preocupado, e muito, quando o poder judiciário, numa ação claramente política, e mais que isso, político-partidária, inicia uma série de ataques ao executivo. Vide o caso da Funcap, vide as outras ações sobre os temporários e o Ação Metrópole.

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”