Pular para o conteúdo principal

Lições de política: Koizumi

Junichiro Koizumi foi primeiro ministro do Japão de 2001 a 2006. A base do seu poder político e, ao mesmo tempo, a sua contribuição central para a sociedade japonesa, foi sua capacidade de reestruturar, simultaneamente, o PLD - Partido Liberal Democrático - e o sistema nacional de investimentos públicos. Sua lição política: reformar é construir o poder.

O raciocínio é simples: quando se reforma, realmente, algo, se tem a faculdade de reordenar as estruturas sociais de poder antes presentes. Por mais conservadoras que sejam. Mas é importante realmente reformar. E quando falo reformar não estou dizendo nem fazer um arranjo superficial e nem fazer uma mudança profunda que mantenha as coisas no mesmo lugar.

E isso faz muito sentido no Japão, porque o Japão, em termos de política, é uma avacalhação. Pensem no Senado Brasileiro. Ok, talvez não seja pior, mas é uma avacalhação. O PLD, por exemplo, é uma excrescência política em forma de partido. Nada tem de liberal e nada tem de democrático, é simplesmente um arranjo político, feito após a guerra e em vigor até hoje, para acomodar os interesses financeiros na ordem política. Explicando melhor: é o partido dominante no país e a estrutura do seu poder está no fato de sempre ser bom, ao mesmo tempo, para os seguintes lados: os empresários, que precisam das benesses do poder público; os burocratas, que se perpetuam nos cargos públicos formando uma imensa camada social bem remunerada e satisfeita; os políticos, que precisam dos primeiros para financiar suas campanhas e dos segundos para governar sem chateação.

Pois bem, esse arranjo sempre funcionou com base numa lei geral: o aumento do déficit público. Para contentar a todos e para mocver a economia o estado japonês, centrado no PLD, se tornou um estado empreendedor. Crise à vista? Mais obras públicas. O resultado? Se diminui o impacto da crise ao custo de, ininterruptamente, aumentar o déficit público.

O Japão vivia um incesto político: negócio de estado protegendo negócios privados de classe, corrupção e falta de vontade política para qualquer mudança.

Não obstante, a conjuntura econômicaz mostrou que essa situação era insustentável. O fato é que o Japão viveu duas recessões nos anos 1990 e, em 2000, quando iniciou a ascensão de Koizumi estavas às portas de uma terceira. O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, caíra 40% em um ano. Para completar, o primeiro ministro, pertencente ao PLD, Yoshiro Mori, era tão incompetente quanto era figurativo, e julgava que sua única missão era manter o status quo vigente.

A ascensão de Koizumi se deu nesse conexto. Ele se apresentou como o candidato de reforma política e econômica, com uma plataforma que conquistou as bases do partido. Não agradava aos dirigentes partidários, mas a pressão da militância tornou inevitável sua indicação.

No poder, prometeu "reformas sem vacas sagradas". E as fez no quanto do possível. Veja a seguir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”