Pular para o conteúdo principal

Infidelidade aos princípios: o erro de Al Gore

O tema da fidelidade aos princípios evoca a lição de política que foi a derrota de Al Gore à presidência dos EUA em 2000. Gore perdeu a eleição porque abandonou suas marcas. Dizendo a mesma coisa mas vendo por outro lado: Ele perdeu porque não preservou seus princípios.

Quando era senador, pelo Tennessee, em meados dos anos 1980, Gore estava na vanguarda da política democrata e era percebido, por seus eleitores, como uma espécie de visionário. De fato, se tornou uma das vozes mais respeitadas do país. Firmou posição, ganhou capital político e, em 1988, cedeu à tentação de disputar a indicação democrata à presidência do país. Ao contrário do que imaginava, foi recebido, pelo partido e pela mídia – associada ao partido – de maneira sarcástica. O New York Times classificou sua candidatura como “esotérica”. Gore sentiu-se pessoalmente atingido. Dois de seus assessores, Jack Quinn e Bruce Reed, produziram um memorando no qual o aconselharam a abandonar o tema do meio-ambiente. E assim fez, sem perceber que abandonava, ao mesmo tempo, a sua marca, a sua identidade. O indicado dos democratas foi Mike Dukakis, que, como se sabe, perdeu o pleito para Bush pai.

Inseguro em relação a seus instintos políticos, o restante da carreira de Gore foi marcado pelo trânsito ambivalente entre seu compromisso inicial e a tentativa de construir uma imagem pública mais geral, que praticamente negava a primeira.

Em 1992 publicou o livro Earth in Balance, que rapidamente se converteu num best-seller nacional e mundial, o que mostra que seu compromisso essencial era uma marca importante, que merecia ser levada em conta.

Mas Gore não percebeu essa mensagem. Ao ser convidado a ser o vice de Bill Clinton, e mesmo durante os oito anos de seu governo, Gore manteve uma postura ambivalente, posição tanto mais difícil porque Clinton era um desenvolvimentista franco que, inclusive, ganhou as eleições por causa de sua habilidade em abordar temáticas sobre o crescimento econômico. Gore não dominou suas dúvidas. Deixou-se levar pelo superficial, pelo pragmatismo imediatista e, com isso, pelo supérfluo.

Ao se tornar o candidato democrata, em 2000, não conseguiu encontrar sua, digamos assim, persona política. Essa impressão ainda foi ressaltada pela estratégia de Bush de se apropriar de alguns temas eminentemente democratas, como o da previdência social e o da saúde pública. Gore parecia mais confuso sobre a sua identidade que os próprios eleitores. A tal ponto que mal soube o que dizer quando Ralph Nader, candidato à presidência pelo Partido Verde adotou a estratégia de desacreditar Gore como o principal ambientalista americano.

Vejam que Nader tirou 90 mil votos que seriam dados a Gore, o que foi decisivo para a derrota, independentemente de todos os outros fatores presentes na eleição da Flórida.

Por que Gore perdeu? Porque abriu mão da sua superioridade moral e ética. Porque abandonou os seus princípios.

Comentários

Anonymous disse…
Pois é, fraco, Gore não teve o pulso firme de um bom e verdadeiro político. Olhemos ao nosso redor e podemos observar que, infelizmente, por conta de uma política medíocre, de viseira, do toma-lá-dá-cá, isso está acontecendo, seja em Nova Deli, seja em Brasília. Mas o pior, para mim, é que o PT está se perdendo.
Anonymous disse…
Faltou dizer que o Mercadante fez o mesmo que o Al Gore. E que o PT também fez o mesmo também...

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”