Neste momento de desobrigação do diploma de jornalismo, convém reiniciar o debate sobre o currículo dos cursos de jornalismo. Não porque precisemos adaptar o curso ao mercado, como, aliás, eu já expliquei aqui e aqui. Mas porque o estado de ebulição em que as faculdades de comunicação e de jornalismo entraram é oportuno para que façamos os ajustes básicos necessário. Bom, eles são vários, mas vou destacar aqui apenas um: a necessidade de centralizar o currículo no tema das convergências em meio digital. Eu me pergunto: fazer jornal experimental, excelente, mas porque não sob a forma de um portal? Aula de telejornalismo, ótimo, mas porque não convergi-la para o mesmo portal? Por que não desenvolver formatos noticiosos experiementais em webtv? Aula de radiojornalismo, muito bem, mas por que não transformar esse potal numa plataforma para webrádios inidividuais ouncoletivas para os alunos? Por que não experimentar novos formatos? E o mesmo quanto à assessoria de imprensa, a teoria, o tcc etc. Impresso, jornal e TV poderiam convergir num movimento contínuo para a internet e vice-versa. Ademais, poderíamos eliminar as divisões entre disciplinas que não são estanques, substituir as fronteiras por redações integradas a produções.
Tomei ontem, junto com a professora Alda Costa, uma decisão difícil, mas necessária: solicitar nosso descredenciamento do Programa de pós-graduação em comunicação da UFPA. Há coisas que não são negociáveis, em nome do bom senso, do respeito e da ética. Para usar a expressão de Kant, tenho meus "imperativos categóricos". Não negocio com o absurdo. Reproduzo abaixo, para quem quiser ler o documento em que exponho minhas razões: Utilizamo-nos deste para informar, ao colegiado do Ppgcom, que declinamos da nossa eleição para coordená-lo. Ato contínuo, solicitamos nosso imediato descredenciamento do programa. Se aceitamos ocupar a coordenação do programa foi para criar uma alternativa ao autoritarismo do projeto que lá está. Oferecemos nosso nome para coordená-lo com o objetivo de reverter a situação de hostilidade em relação à Faculdade de Comunicação e para estabelecer patamares de cooperação, por meio de trabalhos integrados, em grupos e projetos de pesquisa, capazes de...
Comentários
Não há como discordar que os clics e links sobre bytes concentram e potencializam nossas interações. Porém, ao chegar dos confins do interior do Pará, onde luz ainda há para poucos, celular é notícia e internet, coisa de quem sabe um dia, não posso deixar de pontuar que bem aqui, ao lado deste mundo hegemônico urbano digital, existe um mundo da vida, isolado, para o qual o jornal, ainda que mais que "amanhecido", e a tradicional onda de rádio, são únicos meios de comunicação. O exercício da produção convergente parece sim e deve ser encarado como algo importante, e mais, inescapável. Penso, no entanto, na necessidade de voltarmos nossos esforços de revisão do currículo dos cursos de Jornalismo também para o reforço da Ética, como disciplina transversal ou como seminários permanentes ao longo do curso, e no reforço à atividades e projetos de Extensão que estimulem o engajamento dos jovens profissionais no ofício crítico e criativo do Jornalismo voltado de fato ao interesse público, aqui e acolá, seja por meio das novas ou das velhas mídias.