Pular para o conteúdo principal

Pragmatismo e fidelidade aos princípios

A questão essencial é: o pragmatismo é, de fato, essencial ao poder? Não sei se entendo o que é o pragmatismo. Acho que não. Penso que o pragmatismo não é algo que se associa, exclusivamente, ao curto prazo. Para mim, o pragmatismo real, e o único que conta, é ser fiel à marca e aos princípios. Esse é o maior dos valores em política. É o peso da identidade. Esse valor está no limite oposto do pior dos males em política, que é a ambivalência. Eu próprio, que não tenho fábricas e nem elefantes, ouro ou estanho, e que para sustentar minha família só conto com meu nome e com a palavra que dei – ou ainda, sem desejar parecer arrogante, que com meus princípios - bem sei que esse é o valor fundamental.

Comentários

Anonymous disse…
Fábio, vamos lá mais uma vez..rs: concordo com vc que esta postura imediatista não seja essencial... O problema é que, em geral, é a forma como os "profissionais da política" estão acostumados a operar em seu dia-a-dia. Se vc joga um jogo diferente do que eles estão acostumados, sofrerá com a incompreensão e o descaso... É por isso que muitas vezes só se mantém com os mesmos ideais aqueles que não tem em vista um objetivo imediato, ou seja, não são políticos profissionais... Pois a curto prazo, poucos acreditarão que a sua estratégia será vencedora!! Se tornando uma espécie de figura arriscada politicamente... Exemplo disso foi o caso Gore, que vc muito bem relatou (como será para Marina ano que vem!?..rs). Se ele mantivesse o foco em seu projeto político (causa ambiental), concordo com vc, que no longo prazo poderia sair vitorioso. Talvez perdesse uma eleição ou duas, mas poderia criar credibilidade e daí ganhar outras... (foi o que aconteceu com o Lula!??? pois é essa é uma dúvida que tenho! Não sei se ele ganharia se não mudasse o discurso). É uma questão de estratégia, as vezes dá certo, as vezes não! O que importa, no entanto, e aí concordo plenamente com vc, é a sua honestidade de princípios... Pena que nossas lideranças políticas, preferiam muitas vezes um "poderzinho" na mão do que ideais e somhos voando! Mudam de identidade e endereço se for preciso, mas não largam o osso que, a seus olhos, lutaram muito para conseguir! E tem medo de perder! O Poder, meu caro, o que é o poder!?..rs. Para fazer diferente, tem que ser mais do que um político "normalzinho", tem que ser um Estadista de verdade!! São esses que ficam na história, o resto desaparece quando a fumaça se espalha...

Danilo

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”