Pular para o conteúdo principal

Aviso aos navegantes

Amanhã, segunda, não deverei postar nada. Logo cedo partirei para Fortaleza, onde vou participar de uma mesa redonda no seminário preparatório para a III Conferência Municipal de Cultura. O tema da mesa é Produção Simbólica e Diversidade Cultural, que será um dos eixos da futura conferência. É nesse tema que se encontram, nos textos-base do Ministério da Cultura, a relação entre cultura e comunicação. Duas coisas mais que paralelas: similares. Talvez mesmo apenas uma única coisa. A diferença está no fato de que as políticas culturais já estão há algumas milhas, em termos de empoderamento popular e concepção democrática que as políticas de comunicação. Na mesa terei a companhia de Fred 04 e de Pai Roberto. Fred 04 é compositor e cantor da banda Mundo Livre SA, um dos parceiros de Chico Science na fundação do movimento Mangue Bit. Pai Roberto foi secretário de turismo de Cainea, na Guiana, por dois anos. É alguém próximo de nós. Pertence à quinta geração do Asé Opo Afonja e, desde 2003, cuida da casa de santo Ilê Asé Osayin. Todo respeito a eles. Todo respeito aos esforços da prefeitura de Fortaleza em realizar sua III Conferência Municipal de Cultura.

Comentários

Anônimo disse…
Fábio, Bom dia e boa sorte!

Aguardaremos as boas novas!

Valéria Nascimento
Anônimo disse…
só vim fazer um rapido post. acompanho seu blog faz um tempo. alias, acampanho mtos blogs do Brasil, entre outras mídias. E o seu está - para mim - entre os melhores. Melhor em conteúdo, melhor em abordagem. Você não é um colunista que virou blogueiro, e, que tece meio quilo de bobagens. Parabéns pelo conteúdo. Abs, KT
Anônimo disse…
Fábio, parabéns pelo convite que recebeu para participar da conferência de comunicação de uma cidade tão importante quanto Fortaleza. Aproveito para fazer um reparo: o movimento fundado por Chico Sciense não é "Manguebeach", como foi grafado por você, mas "Mangue bit", mesmo, onde "bit" tem o sentido de marcação, de ritmo.

Cládio Caldas
hupomnemata disse…
Olá Cláudio, Muito obrigado pela correção. Eu sabia disso, mas o erro passou desapercebido. Estará corriDo no próprio post. Abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”