Pular para o conteúdo principal

20 ações digitais que os estudantes de jornalismo deveriam fazer

Sabem o que tenho falado sobre adaptação dos curricula de comunicação ao novo jornalismo? Eis aqui uma proposta concreta de atividades acadêmicas que deveriam ser cobradas a todos os alunos de comunicação da UFPA. Fica a proposta, para debater.
1. Faça um blog com perfil editorial definido e explique esse perfil. Alimente-o durante ao menos seis meses, postando ao menos três vezes por semana.
2. Faça 100 boas fotos sobre um determinado tema, procurando uma coerência editorial, e publique-as no Flickr
3. Crie um projeto multimídia que incorpore vídeo, áudio, e texto.
4. Faça parte de um projeto de crowdsourcing.
5. Produza pelo menos 5 entradas na Wikipédia.
6. Crie um áudio slideshow usando o Soundslides.
7. Produza e edite um vídeo de 3 minutos e publique-o no YouTube
8. Subscreva 15 blogs usando um leitor RSS.
9. Crie e mantenha uma conta do De.li.cio.us com 50 links que você achar interessante.
10. Produza e edite um portfólio online.
11. Monte um slideshow básico em Flash.
12. Capture, redimensione e recolorize 50 imagens usando um software editor de fotografias.
13. Faça seu próprio podcast.
14. Crie um projeto em Flash usando o ActionScript 3.0.
15. Aprenda e compare ao menos duas linguagens de programação de sites estruturadas sobre o HTML (por exemplo XML, PHP ou MySQL).
16. Crie um avatar e promova-o em todos os seus perfis em redes sociais.
17. Entreviste 10 pessoas, usando um gravador de áudio digital, edite as entrevistas e publique-as em seu blog ou em seu site.
18. Entreviste outras 10 pessoas, usando vídeo câmera digital (de preferência seu celular) e faça o mesmo.
19. Grave, edite e publique em seu blog ou site uma narrativa Sonora de ao menos 3 minutos.
20. Crie um mapa mashup usando um arquivo CSV.

Comentários

Nayra Bastos disse…
Olá professor, sou estudante de jornalismo da UNAMA do segundo semestre e gostaria de pedir para que desse uma olhada em meu blog pessoal.

www.nayrabastos.blogspot.com

obrigada!
hupomnemata disse…
Ok Nayara, irei lá com prazer.
Anônimo disse…
Professor,
Fiquei encantada com essa proposta. Nem acredito que vejo um professor nosso sendo inovador a ponto de nos estimular e de nos conceituar a esse ponto. Essa deveria ser a verdadeira universidade popular e democrática, aberta a todos e partilhando conhecimento, sem medo e sem preconceito.
Lhe agradeço imensamente pela oportunidade de dividir seu conhecimento conosco e por nos ensinar a verdadeira cidadania e democracia.
Abraços,
Tahiná.
Anônimo disse…
Égua professor, 10, 10 e 10.
Fernando.
Anônimo disse…
Fui reprovado (rsrs)
Moisés disse…
Professor, tenho quase certeza de que estás sendo irônico ao fazer essas vinte cabulosas propostas. Não é?

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”