Pular para o conteúdo principal

Ainda o Caso Cutrale

A respeito do post Terras Griladas São Devolvidas, acho que deve ser lembrado:

  1. O MST é a maior ameaça atual ao status quo da elite brasileira. Não por sua radicalidade, mas por sua densidade e por seu volume.
  2. O ataque feito ao MST pela mídia brasileira é proporcional a essa ameaça.

Esse ataque está baseado em pressupostos que não traduzem a realidade, dentre os quais os seguintes:

  • o agronegócio é bom para a população, para a economia e representa o progresso;
  • o MST se associa com tudo que há de arcaico, ultrapassado no Brasil;

Então, de novo, os fatos:

  • A Cutrale grilou as terras da fazenda que teve seus pés de laranja destruídos. A empresa que hoje detém 30% do comércio de suco de laranja no mundo está assentada, há anos, sobre solo grilado, de maneira criminosa.
  • O agronegócio trata comida como uma commodity, um produto a ser comercializado. Em conseqüência, essas laranjas não iriam alimentar brasileiros, mas sim o lucro da firma.
Ao contrário, perceba-se o que não é dito pela mídia:

  • O modelo de agricultura familiar vê a produção como forma de alimentar a população com comida de qualidade, livre de agrotóxicos e venenos.
  • A ocupação é a arma mais eficaz de pressão popular ao alcance do movimento. E justamente por ser tão poderosa é atacada com tanta ferocidade pela mídia grande, que não é imparcial e isenta, mas precursora dos interesses das elites, dentre os quais os grandes latifundiários.


Comentários

Anonymous disse…
ok ok, que tal se ater aos fatos?

1-a justiça que tem que decidir sobre a legalidade da terra, e ela ainda não decidiu.

2-apesar de não ter o direito de ocupar uma área produtiva, entendo que a ocupação pode ser vista como uma forma de pressionar o judiciário sobre o caso, tudo bem, mas nada justifica depredar a fazenda onde centenas de trabalhadores honestos ganham a vida.

3-o estado brasileiro sustenta esse grupo através de ongs de fachada, por isso o medo de uma cpi, que é defendida até pela ex-ministra-queridinha do pt Marina Silva, como tbm alerta corretamente para uma investigação sobre os grandes latifundiários de terras do país.

4-o agronegócio não é bom para população?(!!!) tens certeza que isso não uma visagem da esquerda?...e os empregos criados?e a arrecadação de impostos feita pelo governo, que depois pode reverter em projetos sociais, ou até ongs de fachada do mst?(não deixa de ser irônico a cutrale bancar a própria ocupação das suas terras).

ps:só uma observação: sucos de caixinha e industrializados, que é o mercado da cutrale, chegam na mesa do brasileiro sim.

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”