Pular para o conteúdo principal

Marco Civil da Internet: Os interesses econômicos e nós

Por que um marco civil para a internet? Porque, hoje, interesses econômicos estão procurando uma polarização e, consequentemente, uma desconstrução de interesses sociais. Fazem-no por meio de três movimentos:

  1. Criminalizar o ato de baixar e remixar músicas pela internet em favor do endurecimento do direito autoral. A indústria tentou embarcar na legislação nacional as determinações da Convenção de Budapeste, da qual o Brasil não é signatário.
  2. Vigiar e criminalizar o meio e rastreiar o caminho de quem usa a internet, esse exagero rompe o direito ao sigilo das comunicações e fere a segurança da intimidade pela imposição do dever de vigiar.
  3. Estabelecer a identificação obrigatória, criminalizando a não identificação e impondo o registro dos logs.

Contra isso, os parâmetros do Marco Civil que precisamos construir para a internet são os seguintes:

  • As comunicações pela Internet não devem ser vigiadas e a privacidade deve ser protegida.
  • Direito ao anonimato.
  • Direito de cópia, de baixar música e outros arquivos
  • garantia de neutralidade da rede
  • modelo que promova a universalização do acesso à internet e que desenvolva a democracia desse meio.

Comentários