Estou viajando e o blog está no modo "releitura". O post a seguir foi publicado originalmente no dia 18/11/2006. Retorno no final de janeiro.
Referencial teórico fundador
o Serge Moscovici (1961).
- Objeto: Que são as “representações sociais”?
- As regras que regem os pensamentos coletivos e, portanto, a subjetividade manisfesta: as visões de mundo, os espíritos do tempo, o senso comum, os consensos e estereótipos, crenças e preconceitos, o pensamento banal, o pensamento “naïf”, o quotidiano.
- “Conjuntos dinâmicos de teorias ou de ciências coletivas sui generis, destinadas à interpretação e à descrição do real. (...) Um corpus de temas, de princípios, tendo uma unidade e se qplicando a zonas, de existência e de atividade, particulares (que) determinam o campo das comunicações possíveis, dos valores ou das idéias presentes nas visões partilhadas pelos grupos e que regem, a partir de então, as contudas desejáveis e admissíveis”.
o Tese 1 de Moscovici: O impulso mediático:
A especificidade do fenômeno nas sociedades contemporâneas, marcadas pela intensidade e fluidez das trocas simbólicas pela via dos atuais aparelhos mediáticos.
o Tese 2 de Moscovici: O caráter pragmático do objeto:
Essas ciências coletivas estabelecem-se em função da ação social, possuindo, por isso, um caráter prático: a representação social conforma um padrão comportamental orientado para a ação social, ela parte das ideologias e da vivência do indivíduo ou do grupo e lhes fornece sistemas de atitude e de normas com os quais se poderá posicionar diante das novas situações.
o Tese 3 de Moscovici: A dimensão fenomenológica da abordagem: “Não há corte entre o universo exterior e o universo interior do indivíduo (ou do grupo). O sujeito e o objeto não são, na prática, coisas distintas” (1969:9) Portanto, é preciso abandonar a distinção clássica entre sujeito e objeto, refazendo o percurso crítico de desconstrução da metafísica da Subjetividade, tradicionalmente centrado numa hipervalorização do objeto e princípio estrutural do pensamento ocidental.
Comentários