Após uma semana de mais tensões e disputas quanto a secretaria estadual de Educação, assina-le a abertura, ontem, em Brasília, da II Conferência Nacional de Educação (Conae). Cerca de 3 mil pessoas, entre gestores, representantes de movimentos sociais, acadêmicos e profissionais da educação fazem parte do evento. Sua principal missão é traçar as diretrizes para o próximo Plano Nacional de Educação que vai vigorar de 2011 a 2020 e deve orientar os investimentos em educação e as prioridades do país na área.
Os principais temas em discussão são o financiamento da educação, a ampliação da obrigatoriedade do ensino básico, a questão das cotas no ensino superior, o analfabetismo e a valorização dos profissionais de educação. O tema da conferência é Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação.
A Conae foi precedida (e embasada) por 2.258 conferências municipais de educação e 27 estaduais. Cerca de 400 mil pessoas tenham participado dos eventos preparatórios elegendo os delegados que foram a Brasília.
Comentários