A ferrovia Norte-Sul já está funcionando, desde o final de 2009, no trecho entre Açailândia (MA) a Anápolis (GO). Antes de 2003 a ferrovia contava com 215 quilômetros de trilhos, ligando Açailândia (MA) a Aguiarnópolis (TO). Desse anos até hoje foram construidos mais 371 km , ligando Aguiarnópolis a Guaraí no Tocantins. Obras estão em execução no trecho de 978,5 km , entre Guaraí e Anápolis (GO). No PAC-2 será financiada a extensão de Anápolis até Estrela D’Oeste, no interior de São Paulo, mais 680 km , o que vai permitir a ligação com a malha ferroviária paulista e, consequentemente, com o porto de Santos.
A ferrovia permite a ocupação econômica e social do cerrado brasileiro numa área de aproximadamente 1,8 milhão de km2 (21,84% da área territorial do país), onde vivem 15,51% da população brasileira. A ferrovia fortalecendo a infra-estrutura de transporte necessária ao escoamento da produção agropecuária e agro-industrial do cerrado, uma área propícia para uma agricultura de elevada produtividade e para projetos de silvicultura (produção de celulose, bioenergia e madeira). O potencial dessa área pode significar dobrar o total nacional de áreas plantadas.
O trecho entre Açlailândia e Belém ainda está na fase dos estudos de impacto ambiental.
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