Pular para o conteúdo principal

O mestrado em Comunicação

Como anunciei no twitter, a Capes aprovou, na semana passada, o mestrado em Comunicação da UFPA. Deixei para falar sobre o assunto com mais detalhes, aqui no Hupo, somente agora, depois de que foi feita a publicação oficial da avaliação da Capes. Sei que tem muita gente querendo saber mais sobre o curso, como vai ser, quando, etc. Então, vou fazer um post bem objetivo, procurando esclarecer as dúvidas principais:

Área de concentração: Comunicação, Cultura e Amazônia
Linhas de pesquisa:
         1. Estratégias da Comunicação Midiática na Amazônia
Estuda os processos midiáticos como lócus de constituição de sentidos, considerando as diversas instâncias, da produção à recepção, e a relação da cultura midiática com outras práticas sociais e culturais, no âmbito do desenvolvimento regional, do qual participam diversos sujeitos sociais em seus diferentes campos de atuação. Esta linha abrigará estudos sobre os processos de midiatização referentes à sociabilidade, à identidade e ao imaginário.
          2. Comunicação da Ciência e as Realidades Amazônicas
Estuda a midiatização da ciência e do meio ambiente, envolvendo a relação entre a cultura midiática, as práticas especializadas da comunidade científica e a sociedade. Esta linha abrigará estudos sobre divulgação científica e ambiental, buscando a compreensão do uso das mídias na socialização dessas formas de conhecimento a partir das realidades amazônicas.
Percurso curricular:
     As seguintes 03 disciplinas obrigatórias, cada uma com 60 horas:
  • Mídia e Cultura na Amazônia; 
  • Teorias da Comunicação e
  • Metodologias da Pesquisa em Comunicação.
   As seguintes 09 disciplinas não obrigatórias, cada uma com 60 horas, equivalendo a 4                         créditos, das quais o mestrando deverá cursar ao menos duas:
  • Análise de Objetos Culturais e Midiáticos;
  • Estratégias Institucionais em Comunicação na Amazônia;
  • Estudos de Temas Amazônicos;
  • A Poética do Imaginário na Cultura Amazônica;
  • Representações Imagéticas da Amazônia;
  • Mídia e Espetáculo: As Condições de Tecnicidade e Visualidade;
  • Mídia e Meio Ambiente;
  • Comunicação da Ciência;
  • Mídia, Enunciação e Amazônia.

Número de vagas ofertadas anualmente: 10
Forma e período de seleção: a ser definido.  
Corpo Docente Permanente:


NOME
ANO DE TITULAÇÃO
INSTITUIÇÃO
Maria Ataíde Malcher
2005
Eca – USP
Luciana Miranda Costa
2004
Naea – UFPA
J. J. Paes Loureiro
1994
Paris – Sorbonne
Netília Silva A. Seixas
2006
PPGL – UFPE
Otacílio Amaral Filho
2008
Naea – UFPA
Fábio Fonseca de Castro
2004
Paris – Sorbonne
Scarleth Yone O´Hara
2004
UFMG
Manuel José S. Dutra
2003
Naea – UFPA

Comentários

Anônimo disse…
Que bom que finalmente haverá mestrado em Comunicação no Pará!

Só uma pergunta: por que tanta Amazônia, Amazônia, Amazônia?

Incrível como, em outras regiões brasileiras, o regional é valorizado naturalmente, sem que 90% das disciplinas optativas tenham de ter um "Amazônia" enfiado no título. É uma tentativa forçosa e visivelmente desesperada de direcionar um programa de pós-graduação para a "moda acadêmica" do momento. E pior: num estado em que o estudo em Comunicação (no sentido amplo do termo) ainda é pouco divulgado/apoiado/institucionalizado...

Como já afirmei, admirável a proposta, professor, mas infelizmente a UFPA não precisa de mais (mais!) um mestrado regionalista. Um mestrado em Comunicação não pode ser restrito desta forma. Não condiz com a natureza epistemológica, tampouco com as necessidades e objetos de estudo de uma boa parcela dos pesquisadores de nossa região e de nossa área.

De qualquer forma, torçamos para que um projeto de pesquisa que não analise imprensa amazônica, meio ambiente ou comunicação popular entre tribos indígenas consiga ser aprovado em alguma das linhas de pesquisa!
hupomnemata disse…
Olá,
Compreendo sua crítica, mas não se trata de um programa regionalista, pelo contrário. Regionalismo é uma forma de bairrismo, ufanismo, de defesa incondicional de um lugar. O programa não é isso. O que ele possui é um compromisso em estabelecer um foco de pesquisa sobre a comunicação no espaço social amazônico. E isso já é muita coisa... Ocorre que precisamos ter objetividade, ou, mais propriamente, foco, quando criamos um programa de pós-graduação. É preciso ser muito bom nisso, construir um referencial, um compromisso e uma identidade na investigação. Só depois dá para crescer em outras direções. O corpo docente produz pesquisa nessa conjuntura Amazônia/comunicação, e por isso a escolha. Um programa de pós não é um curso, simplesmente, é uma dinâmica de investigação coletiva que tem que ter conseqüência e coerência. Por isso a escolha.
Jorge Reis disse…
Não entendo pq as críticas temsempre de ser anonimas ....
Vamos mostrar a nossa cara?

Considero que está atrasado tarde esse mestrado. Sou da porimeira turma do cursode Comunicação Social da UFPA, em 1976. O mestrado chega 34 anos depois, o que obrigou uma multidão deformados sair de Belém para outros mercados, represnetando uma significativa evasãode mão de obra.

Mas acredito no ditado Antes Tarde do que Nunca.

Jorge Reis
Alan Araguaia disse…
Muito boa notícia! A primeira turma já começa em 2011?
Anônimo disse…
Professor, como vamos saber mais detalhes sobre o mestrado, como a publicação do edital,se o site da FACOM-UFPa não existe? O senhor aconselha algum outro meio de informação?
hupomnemata disse…
Oi Jorge,
Grande abraço! Concordo com você. O mestrado sai tarde, mas antes tarde! Não deu para sair antes porque a autorização, dada pela Capes, exige um corpo de doutores, produção acadêmica afim (ou seja, centrada num esforço comum de pesquisa) e um nível alto de publicação do corpo docente. Conseguir isso significa ter consolidado um esforço de pesquisa. Pois bem, termos conseguido a aprovação significa que conseguimos consolidar esse esforço.
hupomnemata disse…
Ao Anônimo das 10h15: Você pode encontrar na página da Propesp informações sobre os programas, calendário, etc. Alguns programas têm sites. O programa de Comunicação com certeza terá. Enquanto isso, venha por aqui de vez em quando...
hupomnemata disse…
Alan, Estamos trabalahndo para antecipar a primeira turma ainda para 2010. Se a Capes autorizar fazemos. Se não, será com certeza em 2011.
Beto Cayres disse…
Eu não sei é de que adianta fazer essas críticas aqui. A notícia não é boa? Acho que tem gente que não está entendendo o que se passa. Todos não querem um mestrado? Todos não querem pesquisa em comunicação? Não faz tanto tempo que o prof Fábio e os seus colegas na UFPA estão lutando para isso? Ora, me façam o favor...
Anônimo disse…
o anônimo das 23h57 está morrendo de inveja pela UFPA ter criado um mestrado em comunicação! Engole essa..
Cássia Noronha disse…
Concordo com a tese da inveja. A verdade é que a notícia sobre a criação desse mestrado era esperada há muito tempo e todos nós sabemos que para criar um mestrado não basta um querer, tem que ter trabalho conjunto, cooperação científica, projeto de pesquisa, debate, crítica e autocrítica. A criação do mestrado em Comunicação é a notícia da semana para muita gente. Que bom. Parabéns pelo esforço vamos em frente.
Anônimo disse…
Eu acho muito legal esse novo mestrado. Da mesma maneira a notícia de que vai abrir um curso de graduação em cinema no Instituto de Artes. Só acho uma grande pena que a área de cinema vá se distanciando da área de comunicação, porque é na comunicação que tem maior massa crítica, aqui em Belém, para o audiovisual. No ICA o cinema será visto apenas como arte, e na Facom, teria aquela vivacidade dos alunos... Acho, enfim, uma pena. Lembro das aulas da especialização Imagem e Sociedade, na Facom e coimo era bom aqueles discussões sobre cinema documental, cinema e sociologia, cinema e antropologia, semiologia do cinema... Bom, desejo boa sorte e tudo de bom a todos. Quem sabe entro na seleção...
Dayane Baía disse…
Professor Fábio, parabéns pela conquista! O horário das aulas está definido, será de dedicação exclusiva? Forte abraço.
hupomnemata disse…
Olá Dayane,
O horário ainda não está definido e não sei responder sobre a dedicação, mas penso que a tendência é que sim, se demande DE aos alunos.
hupomnemata disse…
Ao Anônimo das 19h06: Eu acho que o importante é a UFPA ter um curso de cinema, tanto faz onde ele fica, mesmo porque o ideal é uma situação de cooperação acadêmica. Programas como a antropologia e o Naea também têm muito a contribuir para um curso de cinema, bem como a Facom. Então, sobretudo é uma boa notícia.
Anônimo disse…
Fábio, Parabéns!!! Creio que uma notícia como essa alimenta a esperança de todos nós por melhorias em nosso ambiente acadêmico local e, talvez, uma garantia de futuras possibilidades de cooperação acadêmica em nível cada vez mais elevado na universidade...
Abs.
Danilo
Anônimo disse…
Grande notícia, Fábio!

De fato,vivemos a cultura da inveja e do ambiente hostil quando nos deparamos com o destaque do outro. Deveria ser o contrário.

Siga em frente! Fiquei muito feliz com a oportunidade e sei de sua luta nessa trajetória! Parabéns!

abraços,
Valéria Nascimento.
Anônimo disse…
Legal, há muito tempo eu espera por essa oportunidade. Para nós, que moramos em Belém, é muito difícil (caro) ir fazer mestrado em outro lugar. Sei que a luta para a consolidação de um programa é longa e que vocês estão no começo, mas só o fato de haver um começo é uma grande notícia.
Anônimo disse…
Fábio, grande notícia! Fico na torcida pelo sucesso e torcendo por parcerias desde o Ceará!
abraço fraternal

Alexandre Barbalho
Rosana Pinto disse…
Fábio,

Você sabe informar qual será o turno da graduação em Cinema?
hupomnemata disse…
Não Rosana, não sei.
Lu disse…
É por isso que sou tua fã, professor... srsrs
Parabéns por mais esta grande conquista para os comunicadores do Pará! O post também está bem informativo, valeu.
Lu.
É muito mais dificil para alguem que mora no interior do Pará se deslocar para outros estados em busca de pós-graduação. Juruti, que é onde eu moro é bem mais perto de Manaus do que de Belém, mas prefiro UFPA por ser no meu estado.
Infelizmente não estou em Belém e portanto não poderei prestar a seleção para esa turma 2010.2. Gostaria de saber se haverá seleção no fim do ano para tuma 2011.1?

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”