Amanhã começa o curso que ministro neste semestre na Faculdade de Comunicação: Estética, Comunicação e Cultura Contemporânea.
O curso
O curso discute, em primeiro lugar, a limitação do debate sobre a Estética. Procura perceber a motivação platônico-aristotélica na colocação do problema sobre a natureza do belo pela filosofia e pelo senso comum que dela deriva. Essa motivação estaria presente tanto nos fundamentos clássicos da disciplina estética como na sociologia clássica. Vamos explicá-la, procurando destacar seu diálogo com a metafísica ocidental dominante. Em seguida, exporemos os elementos que podem fazer a crítica desse debate, procurando construir um outro referencial paradigmático para responder à indagação sobre a natureza do belo. Observaremos a presença desse referencial na tradição da alegoria e nas práticas sociais que, historicamente, escaparam à classificação fechada da Estética. Também observaremos a proximidade da Estética com a Ética (embora não, certamente, com a Ética também dominada pela tradição metafísica platônico-aristotélica) e proporemos, enfim, um modelo metodológico para colocar a questão do belo sem o conjunto de amarras que, historicamente, tanto o limitaram. Em todo o curso, nosso foco é a cultura contemporânea, com suas dinâmicas e construções autoreflexivas. Interessa-nos a cultura pop, o banal, o cotidiano, o efêmero, a cópia e a referência. Dessa maneira, ao longo de todo o curso procuraremos colocar o debate em curso sobre a pós-modernidade e sobre a função da alegoria nas sociedades atuais.
Programa
Aula Inicial: Introdução ao problema abordado no curso.
Bloco 1
Teorias e referenciais filosóficos sobre a Estética
Aula 1: O problema da Estética colocado pelos gregos
Aula 2: O problema da Estética recolocado pelos filósofos cristãos
Aula 3: As Estéticas clássicas 1: Kant
Aula 4: As Estéticas clássicas 2: Hegel
Aula 5: As Estéticas clássicas 3: Schoppenhauer
Bloco 2
O problema da Estética colocado à sociedade contemporânea
Aula 6: O problema da Alegoria colocado por Benjamin
Aula 7: O horizonte barroco da pós-modernidade
Aula 8: A sociedade contemporânea como simulacro e repetição
Aula 9: As relações sociais, os sistemas de reprodução e o gosto
Aula 10: Estéticas da pós-modernidade
Bloco 3
Por uma sociologia capaz de compreender a obra e arte
Aula 11: Os 4 grandes erros do pensamento sobre a Estética
Aula 12: Proposição paradigmática: Estética, Ética e o horizonte do sentir coletivo
Aula 13: Consideração teórica 1: Estética, Sociabilidade e Socialidade
Aula 14: Consideração teórica 2: Estética, Subjetividade e Intersubjeividade
Aula 15: Consideração teórica 3: Estética, Identidade e Identificação
Bloco 4
Sociologia Estética do pop, da mídia, da referência, da cópia e do banal.
Nesta unidade do curso teremos cerca de 10 aulas nas quais aplicaremos a crítica e o método analítico desenhados anteriormente. Veremos filmes, imagens e ouviremos arquivos musicais, leremos textos e discutiremos a bibliografia trabalhada. Outras aulas serão destinadas à avaliações e complemento dos conteúdos.
Bibliografia
BENJAMIN, W. A Obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: Obras escolhidas, vol. I. SP: Brasiliense, 1984.
CASTRO, F. F. de. Por uma sociologia capaz de compreender a obra de arte. Arq. Digital, Belém, 2007.
DUVIGNAUD, J. Sociologia da arte. RJ/SP: Forense, 1970.
GOMBRICH, E. H. A História da arte, 16ª ed. SP: LTC, 2006.
HANSEN, J.A. Alegoria. Construção e interpretação da metáfora. Campinas, Hedra/Unicamp, 2006.
NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. SP: Ática, 1991.
OSBORNE, Harold. Estética e teoria da arte. Uma introdução histórica. SP: Cultrix, sd.
Comentários
O acesso ao curso? Como poderíamos ter mais informações sobre as ralizações destes cursos?
Universidade pública, curso público. Todas as 3as e 5as, uma turma de 8 às 9h40 e outra de 10h00 às 11h40. Fiquem à vontade.