Pular para o conteúdo principal

Belo Monte: gestão adaptativa

Reproduzo artigo de Henrique M. Leite Chaves publicado no Correio Brasiliense de hoje sobre Belo Monte.

Belo Monte: gestão adaptativa
Henrique M. Leite Chaves
O impasse se dá pelas posições arraigadas dos principais atores envolvidos no processo, onde empreendedores, ambientalistas, desenvolvimentistas, governo e Ministério Público teimam em dar a última palavra sobre os benefícios e impactos do empreendimento. 
De um lado, os defensores do projeto apregoam a alta relação custo/benefício da obra, que contribuirá para reduzir pela metade o deficit energético brasileiro em 2020 (8GW), este último equivalente ao consumo da cidade de São Paulo. Argumentam ainda que, sendo uma usina a fio d’água, seu impacto ambiental e social será reduzido, representando um avanço em relação aos antigos aproveitamentos da Amazônia, como Balbina e Samuel.
Os críticos do empreendimento, por sua vez, apontam para uma série de impactos ambientais e sociais irreversíveis, como a perda da rica biodiversidade da floresta e do rio, e a eliminação de valores culturais milenares das populações indígenas locais, em uma bacia simbólica como o Xingu.
Apesar de ambos os lados apresentarem argumentos válidos, as duas correntes desdenham as opiniões contrárias, inclusive de forma violenta e pouco construtiva. Entretanto, o (ainda) escasso conhecimento sobre os aspectos ambientais e sociais da Amazônia, bem como a considerável incerteza associada a ambos os processos, impedem a utilização do enfoque tradicional de gestão, onde decisões gerenciais e políticas são definitivas (e muitas vezes erradas). 
Há, entretanto, uma solução possível. A gestão adaptativa, formulada por Holling nos anos 1970 e usada na mitigação de impactos de grandes obras hidráulicas em diversos países, além de incorporar as incertezas relativas ao processo de gestão socioambiental, utiliza diferentes hipóteses de trabalho na solução de um determinado problema, aprimorando a gestão na medida em que novas experiências são adquiridas. 
Esse processo de “aprender fazendo” é aplicado durante as fases de projeto, implantação e operação dos empreendimentos. Além disso, os melhores resultados são obtidos quando há uma participação efetiva e transparente das partes interessadas, e quando existe confiança mútua e busca conjunta de objetivos previamente definidos. Para tanto, um monitoramento contínuo de indicadores relevantes e críveis é fundamental.
Inúmeros são os exemplos de sucesso da adoção da gestão adaptativa. Nos EUA, a construção da última barragem no emblemático Rio Colorado, Glenn Canyon Dam, só foi possível graças à ação cooperativa de empreendedores, gestores e ambientalistas, definindo de comum acordo as regras de operação e as vazões defluentes do reservatório, a partir de resultados de monitoramento da ictiofauna e do calado do trecho a jusante. 
No Brasil, enfoque semelhante foi usado no dimensionamento do canal de passagem de peixes da hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira. Após testes exaustivos variando a vazão, a declividade e a rugosidade do canal experimental, 90% das espécies de bagres estudadas subiram à estrutura. Os resultados serviram para projetar a passagem definitiva de peixes da obra, minimizando o impacto ambiental do empreendimento. 
Seguindo o princípio das hipóteses múltiplas de Chamberlain, que diminuem a (inerentemente humana) tendência de confirmar a alternativa única, a gestão adaptativa reduz a subjetividade da análise e do processo de tomada de decisão, permitindo que soluções efetivas e negociadas sejam obtidas. Esse enfoque inovador, por sua vez, segue uma tradição milenar, oriunda dos gregos, pais da ciência e da filosofia. 
Nesse sentido, a polarização causada por ferrenhos defensores e aguerridos detratores da obra de Belo Monte coloca-os na posição dos habitantes da caverna de Platão que, aprisionados em suas inabaláveis concepções, e entrincheirados em seus arraigados argumentos, tomavam as sombras nas paredes da caverna como realidade.

A gestão adaptativa é, assim, uma alternativa eficaz que pode jogar luz sobre conflitos aparentemente insolúveis, como a construção de Belo Monte, usando o que o homem tem de melhor: a ciência e a audácia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”