Pular para o conteúdo principal

Chamada de artigos para a RUA - Revista Universitária do Audiovisual

A RUA - Revista Universitária do Audiovisual – abriu a chamada para seu próximo número, que trará o dossier “Questões de Gênero e Sexualidade no Cinema e Audiovisual”.
Resumo da proposta: 
A ideia de “gênero” está relacionada a um conjunto de construções sociais que compreende os seres humanos a partir de orientações várias da sexualidade. Para o conhecimento sobre tais questões, ao longo do século XX, os movimentos feministas contribuíram enormemente com reflexões abrangentes em diversos campos, inclusive, a partir da década de 1970, com a construção de uma teoria relacionada ao cinema e audiovisual. 
Atualmente, como se sabe, filmes, programas de TV, conteúdo na internet, há uma vasta produção que destaca a sexualidade como um aspecto fundamental dos sujeitos e das sociedades, com possibilidades que variam em termos de sistemas de produção, produtores, autores, movimentos, estéticas, formas de distribuição e recepção e também dos gêneros no sentido de proposições audiovisuais. 
Desse modo, desde a teoria feminista, outras vertentes teóricas têm investido na reflexão sobre o tema em pauta, como é o caso da teoria queer e a do pós-gênero (que abordam a transexualidade, o travestismo, a orientação sexual e a identidade de gênero como qualidades que vão além das características biológicas de cada indivíduo), assim como de outras abordagens teóricas nas quais as implicações de gênero e sexualidade ganham proeminência, tais como os estudos culturais, entre outros.

O prazo final para a o envio dos textos é 05 de agosto. Os textos devem ser remetidos para o endereço rua@ufscar.br, com o assunto “Questões de Gênero e Sexualidade no Cinema e Audiovisual”, com e-mail aos cuidados de Melina Dantas (Editora Responsável). O Dossiê será publicado na RUA na edição nº 64 (em 15 de setembro de 2013).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”