Pular para o conteúdo principal

Hoje é dia de São João Batista, Xangô na Umbanda, Senhor do Carma e da Justiça Divina.



Hoje é dia de São João Batista, Xangô na Umbanda, Senhor do Carma e da Justiça Divina. Uma amiga me mandou hoje cedo essa mensagem, acompanhada da linda interpretação de Maria Bethânia, que também compartilho. Muitos amigos têm me telefonado e enviado mensagens bonitas, nos últimos dias. Mensagens que falam sobre política, sobre justiça e sobre verdade.
Hoje é domingo e tive hoje minha primeira aula de pandeiro. Aos 50 anos decidi aprender a tocar pandeiro e estou muito contente com essa decisão. Hoje é domingo e estou igualmente contente com o fato de que é domingo, dia santo e, espero, dia de pandeiro, muitos amigos e coisas do bem. Meu médico me mandou fazer pilates, mas eu decidi aprender a tocar pandeiro. E é por estar muito contente, se possível tendo a bênção de São João Batista e toda a força de Xangô, que gostaria de falar, muito brevemente, sobre política, justiça e verdade. 
Vivemos em tempos muito estranhos. Tempos de subversão da política; de subversão da política às aparências, de subversão do debate à retórica e, de subversão da análise, da ponderação e da inteligência aos afetos e aos comprometimentos corporativistas. Tempo de manipulação e de sofismas. 
Um tempo de subversão, também, da justiça. De subversão da justiça à rapidez dos julgamentos morais que não apuram as circunstâncias e nem ouvem as partes envolvidas. De subversão da justiça aos interesses de classe e de grupo. De subversão da precisão e da equidade ao normativismo, à coação e aos fundamentalismos de toda ordem. 
E tempo de subversão da verdade: época de pós-verdades, fake-news e de fatos alternativos. Tempo de colonização, pelo campo da mídia oportunista, dos demais campos da vida social, inclusive dos espaços da ciência. De subversão da tolerância ao ódio desatinado e dos fatos às narrativas.
Pensando sobre essas coisas, gostaria de partilhar com vocês um aforismo de Nietzsche que me inspira e que me ajuda a compreender o que são a política, a justiça e a verdade em nossos dias. É um fragmento escrito em 1882 e que tem um tom profético. Nietzsche diz o seguinte: “graças à liberdade de comunicação, grupos de pessoas de mesma natureza poderão se reunir e fundar comunidades e, assim, as nações (o Estado) estarão ultrapassadas”. 
Penso que esse aforismo deve ser compreendido à luz de um conjunto de ideias paralelas desse filósofo que sugerem que o desejo de conhecer vem, fundamentalmente, do medo do desconhecido e à consequente busca, natural na espécie humana, que colocar o desconhecido num dado campo de familiaridade. De reduzir o mundo a uma dada aparência confortável. Desse conjunto de ideias também faz parte a proposição de que a linguagem (a comunicação) é, antes, um meio de redução do mundo à uma sensação de familiaridade.
Uma das grandes teses de Nietzsche, se eu não o compreendo errado, é a de que nós nos separamos do mundo em razão dos próprios meios que nos demos para conhecê-lo, como a linguagem, como a comunicação e como a falsa e repentina ideia de comunidade.
Para mim, essa é uma tese política. Umas das principais teses políticas da filosofia, infelizmente mal conhecida da ciência política. Digo-o porque a redução da política ao familiarismo (não necessariamente ao familismo) propiciado pelas enganosas tecnologias têm o poder de destruir o Estado (e, com ele, a política, a justiça e a verdade).
Nietzsche era um tecnófobo. Era um homem que amava a lentidão. Que amava a possibilidade de conhecer o mundo duvidando das suas aparências. 
Hoje é domingo e tenho vontade de ir à janela berrar Lula Livre! Percebo que minha contumaz timidez me impedirá. Mas talvez que não. Afinal, hoje é domingo, e 24 de junho, dia de São João Batista e de Xangô.
Domingo, como dizia, no qual tive minha primeira aula de pandeiro - que me deixa não apenas feliz, mas igualmente vaidoso - pelo fato de avançar em direção ao desconhecido. Pleno de espírito, de dignidade e de coragem. Se possível com a bênção de meu São João Batista e com toda a inspiração de meu pai Xangô.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”