Pular para o conteúdo principal

Mascarados fazendo necropolítica

O pior não é a evidente incompetência do governo Bolsonaro. O pior não é a sua inoperabilidade. O pior de tudo é a lógica de tudo o que ele faz: a lógica da morte, a necropolítica. Conscientemente ou tacitamente, esse governo trabalha para exterminar o inimigo. Ou tudo aquilo que identifica como inimigo: adversários, os pobres, a educação, a ciência, o Nordeste, a Amazônia... necropolítica. 
Ao que estamos vendo, para além de não ter ideia alguma sobre o que deva ser governar o Brasil em meio à crise do novo corona vírus, essa gente está percebendo o vírus, consciente ou tacitamente, como uma oportunidade. Uma oportunidade de extermínio, de morte, de aniquilação de tudo o que identifica como inimigo. 
Só isso explica a inação, a apatia, o descaso e o descompromisso com uma ação política mais contundente e efetiva de combate à epidemia. 
A entrevista coletiva de ontem comprova o que estou dizendo aqui: mascarados com uma atitude irresponsável e canalha de construir pautas de interesse próprio para suas frágeis agendas políticas, a começar pelo presidente, que em vez de dizer o que faria para combater a epidemia, usou a entrevista para convocar a população para um panelaço de apoio a ele mesmo (panelaço de apoio?).
E a continuar com os seus ministros mascarados: Guedes falando de “reformas”, Moro de “segurança”, Mandetta fazendo elogios ao governo com medo de perder o cargo – justamente pelo fato de se destacar, na mídia, como o único que tem algo a dizer sobre a Covid19...
Em síntese, ninguém estava ali para tratar da epidemia, somente para fazer política, ou melhor, necropolítica.
Essa irresponsabilidade vai levar o Brasil ao caos – sim, aparentemente é possível um caos ainda maior do que o que já estamos vivendo.
De imediato, faltam políticas públicas de defesa social. Qual é o plano para defender a imensa maioria da população brasileira da propagação do vírus? E quem não pode “fazer confinamento”? E quem não pode “aderir ao teletrabalho” porque não tem nem computador e nem internet? E quem não tem dinheiro para comprar álcool em gel? E quem não pode deixar de trabalhar? E quem vive nas ruas? 
É evidente que isso não é um problema para os mascarados de Bolsonaro. Nem para os mascarados que o acompanharam na coletiva de ontem e nem para os mascarados que continuam apoiando seu “governo”, a sua política de morte, a sua milícia de extermínio.
Fábio Fonseca de Castro
Professor da UFPA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”