Notícia interessante: Um grupo de 83 bilionários, dentre as pessoas mais ricas do mundo, encaminhou uma carta a diversos governos pedindo que suas fortunas fossem significativa e permanentemente sobretaxadas. Escrevem: “Pedimos que nossos governos aumentem impostos sobre pessoas como nós. Imediatamente. Substancialmente. Permanentemente”.
A carta foi divulgada antes da reunião do G20 com os presidentes dos bancos centrais. Alguns outros de seus pontos são a exigência de que os políticos e governos enfrentem a desigualdade global; promovam o aumento de impostos sobre a riqueza; estabeleçam mecanismos para uma maior transparência tributária internacional. E tudo isso num caráter permanente, e não apenas num contexto imediato, provocado pela pandemia.
Consideram que a sobretaxação das fortunas e dos lucros financeiros – lembrando que, no Brasil e em mais dois países do mundo eles não são sequer taxados – são essenciais para uma solução viável e a longo prazo para a vida social.
Os bilionários unidos concluem sua carta dizendo que “milionários, como nós, têm um papel crítico a desempenhar”, e alertam que o impacto econômico da crise do coronavírus “durará décadas” e poderá “levar meio bilhão a mais de pessoas à pobreza”.
Imagino seu a carta foi também encaminhada ao governo Bolsonaro e como foi recebida.
Comentários