Pular para o conteúdo principal

Como mobilizar o #ForaBolsonaro?

 O fiasco absoluto das manifestações políticas do MBL e do VPR, no último domingo (a primeira manifestação home-office da história) indicam claramente algumas coisas: 

1. O grande empresariado brasileiro não autoriza esse povo a representá-lo e, consequentemente os deputados eleitos com base nesses movimentos terão dificuldade para sua reeleição. 

2. A hostilidade enunciada à candidatura Lula está restrita a um núcleo ideologizado e muito estreito da sociedade. Há que se distinguir entre hostilidade real, hostilidade enunciada e hostilidade anunciada. Outra hora falo disso. Agora, cabe dizer que enunciação é o ato político maior da disputa, e que ela está baixa, no que tange à candidatura Lula 2022. 

3. O modelo de protesto desses grupos, centrado numa semiótica do ressentimento, do preconceito e do ódio de classes, foi abalado e não conformará a base da disputa eleitoral de 2022. 

4. A liderança das ruas e do combate ao governo Bolsonaro está com o campo progressista, cabendo a ele ocupar essa liderança e convocar manifestações de massa que, sim, devem incluir toda a sociedade. 

E aí vêm as questões de forma e conteúdo : qual deve ser a semiose, o vínculo ideia/ação, mote/efetivação dessas manifestações ? E qual sua estratégia de mobilização? 

As duas questões sugerem duas coisas: 1) A necessidade de uma liderança estratégica do campo progressista e 2) A necessidade de aglutinar a sociedade. 

Em termos de semiose, a receita é clara: o repúdio à morte - à morte das pessoas, do país e da democracia. Bolsonaro representa a morte. Cabe ao #ForaBolsonaro representar o projeto de futuro e a alegria de viver. 

Em termos de estratégia de mobilização, creio que o caminho, para as esquerdas, é encontrar agentes sociais que assumam o protagonismo da convocação das mobilizções: Pode ser a OAB, a ABI, a CNBB, a SBPC, etc. Podem ser todos juntos. Não tem que ser PT, PSOL, PCdoB. E também não pode ser a CUT. Tem que passar a bola da convocação para essas instituições, tal como na luta pela Diretas Já (sem ter ilusões de que não é a mesma coisa, de que o momento é outro). 

Isto dito, o campo progressista tem que se fazer presente, massivamente e com suas bandeiras e verbos, e liderar a enunciação do #ForaBolsonaro, mas apoiando a presença de todos os campos sociais que partilham esse horizonte. 

Convenhamos: sem milhões de pessoas, nas ruas, não seremos máquina política. E a missão histórica é tirar dos robôs, e trazer de volta às pessoas, a liderança do fazer político.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”