Pular para o conteúdo principal

Por que as forças progressistas não devem ir à manifestação de 12 de setembro

Para constar: é claro que não vou a essa manifestação contra Bolsonaro, convocada para amanhã, 12 de setembro. E acho que ninguém, no campo progressista, deveria ir. E digo por que : 

1) É claro que sou a favor de que a luta contra Bolsonaro envolva a maior parte possível da sociedade brasileira ;  

2) É claro que o papel de Lula é e deve ser o papel do grande estadista e conciliador do país ; 

3) É claro que acho que a hora é de todo mundo ir para as ruas. 

Mas : 

4) É claro, também, que o MBL, que convocou essa manifestação de amanhã, pretende colocar as forças progressistas como caudatárias da sua visão de mundo e do seu projeto político, seja ele qual for. 

E isso o campo progressista não deve permitir. 

Justifico, observando que : 

1) Todos devem marchar contra Bolsonaro, mas é um erro pensar que as forças progressistas devem marchar ao lado da direita neoliberal. Como dizia Mao, “combater juntos, mas marchar separados” – a propósito da guerra contra os japoneses, feita ao lado de seus inimigos históricos. Esses dois campos são historicamente opoentes. A direita neoliberal foi a principal responsável pelo Golpe de 2016, participou e ainda participa do Governo Bolsonaro e foi a grande articuladora do irracionalismo político anti-petista que grassou no Brasil – poucos anos atrás. O momento é de reafirmar a identidade e a agenda progressista, e qualquer mensagem dúbia quanto a isso pode constituir um atraso histórico, um recuo inexplicável e injustificável. 

2) O papel de Lula, como pré-candidato à presidência é de uma natureza política e o papel dos Partidos e dos movimentos sociais é outra natureza. Sei que muita gente confunde as duas coisas e que, efetivamente, há uma natural porosidade entre elas, mas isso é básico e neste momento histórico é preciso educar a democracia para a diferença entre Estado, Governo e Partido. 

3) Os dois campos estão confrontados, e isso aumenta imensamente o risco de violência – inclusive provocada por agentes infiltrados do bolsonarismo – e deflagrar um movimento do governo e/ou de seus apoiadores de criminalizar as manifestações populares. 

4) A direita neoliberal, incluindo nela o MBL, conformam forças ambíguas. Não apoiam, de fato, o impeachment de Bolsonaro. Não agem nessa direção. Apenas aguardam um momento de viabilizar o que chamam de “terceira via”. Ademais, perderam a cultura e o apreço pela democracia e a qualquer momento podem inicializar um novo movimento de expurgo ilegítimo de Lula do processo eleitoral. 

5) O discurso de que precisamos fazer um novo movimento de união da sociedade brasileira, como o Diretas Já, é vazio e impraticável. O momento histórico é outro. Nada reproduz o contexto da emenda Dante de Oliveira neste momento. 

6) A convocação para o ato de amanhã dizia “Nem Lula, Nem Bolsonaro”. Certo, o MBL lançou depois uma segunda nota dizendo apenas “Fora Bolsonaro”, mas essa artimanha não convence (espero) ninguém. Proibir a entrada de bandeiras vermelhas na manifestação evidencia as motivações, o preconceito e o ódio que a direita neoliberal continua nutrindo e estimulando contra as forças sociais progressistas. 

Isto dito, espero que o campo progressista não cometa o erro de se fazer presente na manifestação de amanhã. Todo respeito pela manifestação que será feita – e que bom que ela ocorrerá. 

Mas sem oportunismos. 

Fábio Fonseca de Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”