Pular para o conteúdo principal

SOBRE OS 150 ANOS DA LEI DO VENTRE LIVRE – Essa hipocrisia que legitimou muitas formas obscuras de poder

Hoje, 28 de setembro de 2021, completam-se 150 anos da proclamação da Lei do Ventre Livre, um dos marcos intersubjetivos mais importantes, pelas consequências havidas, e, ao mesmo tempo, mais hipócritas, da história do Brasil. 

Homenagens a esse marco jurídico, considerando sua hipocrisia e malefícios, não merecem ser feitas – embora, chocado, tenha-as visto por todo o lado, na mídia, nas falas oficiais, nas escolas. 

Como se sabe, a referida Lei declarava livres a todos os nascituros de mulheres em condição de escravidão. Menos dito é que estabelecia que, mesmo livres, essas pessoas ficassem sob a tutela dos senhores proprietários da sua mãe até os 21 anos de idade. 

Ou seja, sob a aparência liberal de libertar o indivíduo, legitimava sua “indireta” escravidão até a maioridade, beneficiando o escravocrata. 

É esse marco jurídico que cria a figura da “cria de casa”, do afilhado, da aia, dos meninos e meninas que recebiam abrigo e alimentação, geralmente precários, em troca de trabalho análogo à escravidão – senão mesmo escravo. 

Mais que uma lei, é um marco intersubjetivo das relações de classe no Brasil, ponto nodal que sempre justificou, mesmo depois do fim da escravidão e mesmo até os dias de hoje, a apropriação do trabalho e da liberdade de crianças e jovens pelo trabalho doméstico. 

A Lei do Ventre Livre foi, simplesmente um recurso protelatório – desses que, até hoje, constituem a base jurídica da vida social brasileira. Em nada ela modificou a correlação de poder e a jurisprudência sobre a apropriação da força de trabalho no país. Do escravo ao trabalhador atual, tudo são recursos simplesmente protelatórios, que adiam as reformas. 

Do ponto de vista político, a Lei do Ventre Livre nada foi além de uma composição do Imperador com a facção mais tolerante dos parlamentares conservadores. Em nada ela modificou a correlação de forças e mesmo os setores mais progressistas da vida política do Império não foram capazes de compreender o caráter verdadeiro dessa lei. Em geral, acreditou-se que ela concatenava, mesmo que a médio prazo, a definitiva abolição. 

Caio Prado Junior compreende, perfeitamente, esse processo, quando diz que “um raciocínio simplista, embora lógico à primeira vista, fazia concluir que decretada a liberdade dos nascituros, a escravidão estava praticamente extinta. Tratava-se apenas de uma questão de tempo”.
E o completa, dizendo que estava-se diante de mais um episódio “da eterna ilusão (quando não má-fé) dos reformistas de todos os tempos”. 

A Lei do Ventre Livre é um marco da hipocrisia e do absurdo da política nacional. Ela constitui um paroxismo pleno e, em o sendo, um exemplo de como se faz a política no Brasil. 

Os 150 anos referidos não são de comemoração, mas de cinismo, subterfúgio, hipocrisia e canalhice. 

Fábio Fonseca de Castro Professor da UFPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”