Já sabemos que um dos compromissos fundamentais do novo governo Lula é com a reindustrialização do país. O tema esteve presente no discurso de posse, no discurso do púlpito e nas sucessivas falas do presidente.
O que isso significa? Investir na recomposição do parque industrial brasileiro.
A produção industrial brasileira está em franca queda. De acordo com dados do IBGE/Iedi, a produção industrial de dezembro de 2022 estava no mesmo patamar que a de novembro de 2009. Uma queda de 18,5%. Alguns setores mostram uma queda mais acentuada, notadamente a indústria de bens de consumo duráveis, que só no ano passado regrediu em 3,2%. Isso representa redução de empregos, redução de exportações e perda na qualidade dos bens produzidos.
A indústria de transformação, que é a que mais gera valor adicionado, está se modificando intensamente nos últimos anos. Entre 2005 e 2021 a China passou a dominar o mercado mundial, passando de 13,26% para 30,45%. Quase o dobro dos Estados Unidos, que viram sua capacidade industrial decrescer de 22,68% do comércio mundial para 16,76%, hoje. O Brasil apresenta uma redução indefectível da sua capacidade industrial. No mesmo período regrediu de 2,20% para 1,28%, valor inferior à participação de Taiwan no comércio mundial, conforme a tabela abaixo:
Quais os compromissos essenciais de uma política de reindustrialização?
Comentários