Pular para o conteúdo principal

Sobre o banimento da música instrumental da Rádio Cultura

Corre rapidamente a notícia de que a Rádio Cultura baniu a música instrumental de sua programação diária, relegando-a a programas especiais. Gostaria de dizer que me uno ao coro dos descontentes com essa decisão. 

Como bem disse o Delcley Machado, a música instrumental tem uma história e uma energia forte em Belém. Tem uma tradição de qualidade e de envolvimento de públicos.
Desde os anos 1920, quando iniciou a febre dos “bailes de clube” com as diversas orquestras que atuavam na cidade - dentre as quais as dos maestros Guiães de Barros, Oliveira da Paz e Marcos Drago, dentre outros, passando pelo grande maestro Alberto Mota, já nas décadas de 1940 a 60 - Belém tem um envolvimento profundo com o instrumental.
Tudo isso produziu heranças valiosas. No final dos anos 1960 e começo dos 70, o grupo Sol do Meio Dia - com o baixo de Minni Paulo, Odorico na guitarra, Zé Macedo na percussão e o baterista Magro, se formou na juventude católica de Belém, com apoio do fabuloso padre Raul e suas jam-sessions na Casa da Juventude marcaram uma época. Essa banda teve várias formações, mas cabe referir, dentre vários outros de seus integrantes, o papel da flauta de Rose Abensur - que destemidamente substituiu os teclados, dando ao grupo um timbre inusitado e criativo.

Pouco mais tarde, o impacto do grupo Madeira Mamoré no projeto Pixinguinha, na UFPA, foi imenso. Foi fundamental na formação de uma certa resistência estética que produziu importantes coesões culturais e políticas no Pará. 

Esse fenômeno, profundamente associado à sensibilidade do instrumental, repercutiu na cultura musical da cidade e engendrou efeitos na cultura midiática local - como por exemplo, o programa Rock 76, da Rádio Liberal, que dava imenso espaço ao instrumental.

Essa cena foi renovada com o retorno de Minni Paulo a Belém em 1982 - ele estava trabalhando com Jhonny Alf em São Paulo - que deu um novo impulso ao instrumental na cidade. Como não lembrar do grupo Gema, surgido, creio, nesse momento? Como não perceber a contribuição de Kzan Gama, Dadadá, Nego Nelson e Sagica para a sensibilidade belemense? Como não reconhecer a importância do trabalho de Luiz Pardal, Paulinho Assunção, Jacinto Kahwage e de tantos outros? E, ainda mais tarde, da Amazônia Jazz Band e de tantos outros músicos, grupos e bandas da cidade?

É preciso dizer que a própria Rádio Cultura nasce, também, dessa tradição, com ela e por ela. 

Ao que parece, no entanto, a Funtelpa se descuida de suas próprias raízes e da própria cultura paraense. A decisão de banir o instrumental da sua programação quotidiana precisa ser revista. Ela não apenas é insensível e ilógica, como também é desrespeitosa.

Comentários

eere disse…
ffffffffffffffddddddddddd vhttps://www.youtube.com/
Anônimo disse…
Ouvir "instrumental" -- uma audição possível! -- marca o tom de uma das melhores estações de rádio públicas nos Estados Unidos. A WBGH, em Boston. Instrumental, de primeira linha.

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”