Pular para o conteúdo principal

Ainda o projeto de Gerson Peres

Até sonhei com isso. Na verdade fiz um pesadelo - do tipo, digamos, pós-kafkiano. E acordei com algumas dúvidas: 

1) Se eu comentar num post que eu mesmo fiz, dizendo que o deputado Gerson Peres fez tal coisa, vou preso por que fiz o comentário ou por que fiz o post?

2) E se eu comentar o comentário de alguém sobre o post que eu mesmo fiz? Nesse caso serei cúmplice de mim mesmo?

3) E se se formar um debate entre vários blogs, através das caixas de comentários: todos seremos presos com a circunstância agravante de formação de quadrilha?

4) No caso de eu ser preso porque alguém comentou algo no meu blog, terei cometido um ato doloso ou culposo? Espero que culposo, pelo menos isso...

Alguém já formou opinião à respeito dessas questões?

Comentários

zcarlos disse…
Como dizia aquele ministro da Justiça Armando Falcão, "Nada a declarar!".

Sem comentários...rs
Como a época da censura acabou, e foi a época de ouro para o "deputado mapará", ele quer agora, de volta, um outro tipo de censura. Nem que seja cibernética. rs,rs.rs.
Anônimo disse…
Professor, acho melhor que o senhor não perca seu sono com essas pertubações. Afinal, vale à pena? Entendo sua preocupação. A proposição do deputado, de tão absurda, nos remete a esse tipo de questionamento que, espero, não venha a ser a preocupação de todos os outros blogueiros.
Abs
Anônimo disse…
Respostas
1) Vai ser preso pelos dois motivos.
2) Será cúmplice de você mesmo e daquele que fez o comentário. Afinal, o comentário nem devia ser liberado. E pior: o comentário ainda foi comentado.
3)Sim, o bando todo entra em cana.
4)Doloso, se sabia que não podia liberar o comentário, então fez de forma intencional.
Anônimo disse…
Prof,

Li agora a tão polêmica PL do dep. Gerson Peres(PP) e não vi nada de tão absurdo assim. Poderíamos discutir a parte da obrigatoriedade do 'registro.br' e do controle de comentários(faça quem tem juízo, mas não precisa ser obrigatório).No entanto, acho bem coerente responsabilizar o proprietário do blog por possíveis crimes/infrações que estejam nos comentários sem identificação do autor.Afinal, foi o blogueiro que permitiu o comentário e, se houver algo errado como uma mensagem caluniosa sobre um terceiro, ele está de certa forma concordando com a opinião do tal 'anônimo'.

Abraços!

att.Hyury
hupomnemata disse…
Ah, mas eu só estou me divertindo... Na verdade não estou nem um pouco preocupado...
Anônimo disse…
Acredito que deva existir moderação criteriosa, como já ocorre na maioria dos blogs, em relação às calúnias, insultos desmedidos etc. Senão, vira baixaria.
Mas,quando houver um comentário negativo e bem fundamentado, sem ser ofensivo ao objeto do post (um político, por ex.), ele deve ser liberado, sim.
A pessoa que se sentir ofendida, ou injustiçada tem o direito de responder e o poster, também, de dar o mesmo destaque à resposta.
Acho que deveria funcionar assim, sem essa necessidade de querer responsabilizar [judicialmente] o proprietário do blog - nesses casos citados acima.
Não há por que fazer toda essa tempestade.
Lembrei agora daquele velho adágio: "quem não deve não teme".

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”